Docentes e egresso da FPS publicam artigo no Jornal de Pediatria

As docentes de Enfermagem Fátima Caminha e Suzana Lins e o egresso Pedro Azevedo, em parceria com pesquisadores do IMIP, publicaram recentemente artigo no Jornal de Pediatria sobre os indicadores e fatores associados com o aleitamento materno exclusivo em um aglomerado urbano subnormal (favela) assistido pela Estratégia de Saúde da Família.
O estudo foi realizado na Favela dos Coelhos e foram utilizados quatro indicadores do aleitamento materno mediante entrevista com as mães de todas as 310 crianças menores de três anos cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde. Fez-se um inventário de fatores socioambientais das famílias, antecedentes obstétricos e acesso às ações básicas de saúde.
Como resultados, a prevalência do aleitamento materno na primeira hora de vida, aleitamento materno exclusivo (AME) aos 6 meses, amamentação continuada até um ano e dois anos foram, respectivamente, 60.2%, 32,9%, 45,9% e 35,9%. A visita domiciliar na primeira semana de vida da criança, o sexo masculino da criança e a idade materna acima de 35 anos prevaleceram como fatores de proteção ao AME e o uso de chupeta como uma prática desestimulanteao aleitamento.
Clique aqui para conferir o artigo na íntegra. 

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *