Campanha Nacional de fissura labiopalatina Smile Train

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e o Smile Train promovem, neste sábado (13), um mutirão para operar 25 crianças com fissura labiopalatina, também conhecida como lábio leporino, atendidas pela unidade. A ação faz parte da IV Semana Nacional de Fissura Labiopalatina Smile Train, realizada a partir da próxima segunda-feira (15). Além das cirurgias, também foram programadas ações culturais e de conscientização. A abertura oficial da campanha acontece nesta segunda-feira (15), às 8h, no IMIP, no bairro dos Coelhos, área central do Recife.

O evento de lançamento, realizado no Centro de Atenção aos Defeitos da Fase (Cadefi), no IMIP, vai ter a exposição de um ensaio fotográfico infantil intitulado O sorriso além da fissura , sob curadoria da fotógrafa voluntária Renata Patu. O curta Além da Lenda também será exibido na ocasião. Já na terça-feira (16), cerca de 100 pacientes da unidade de saúde irão ao cinema para assistir o filme Extraordinário, que conta a história de um garoto de 10 anos nascido com uma deformidade facial.

O encerramento da IV Semana Nacional de Fissura Labiopalatina será na sexta-feira (19), com palestras sobre a fissura labiopalatina no IMIP e uma roda de conversa com os pais e pacientes. Serão abordados os direitos e deveres dos pacientes com anomalias craniofaciais.

Lábio leporino
A fissura labiopalatina atinge normalmente pele, tecido subcutâneo, músculos e parte óssea da face. Também afeta composições dentárias, funcionamento da respiração e gera dificuldade para ingerir líquidos e alimentos nos bebês e crianças. A doença surge quando o desenvolvimento do bebê é incompleto durante a gestação e ele permanece com uma abertura no lábio ou no palato, popularmente conhecido como céu da boca. A fissura também pode ocorrer simultaneamente nas duas áreas.

Clique aqui e confira a programação da campanha. 

Fonte OP9

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *