Vestibular Enfermagem FPS - 2020.1

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Valorizar o ser humano e exercer a cidadania são os pilares do curso de Enfermagem da FPS. Com atividades de prática em Atenção Primária e objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período, os alunos aperfeiçoam seu currículo aprendendo e respeitando os princípios éticos e legais da profissão. A prática é realizada em todos os laboratórios do Campus assim como no nosso Hospital Ensino. 

Áreas de atuação
O Enfermeiro pode atuar nas dimensões de assistência, gestão, ensino e pesquisa como consultor, administrador, docente, pesquisador, perito e profissional liberal.
Os campos de atuação podem ser: instituições hospitalares e ambulatoriais, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento domiciliar, creches, escolas, instituições de longa permanência para idosos, centros de reabilitação, indústrias, empresas, forças armadas, entre outros.

 

Renovação de Reconhecimento Portaria nº 821, de 30/12/2014 - DOU 02/01/2015

aluna com camisa verde

O curso

O curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS é desenvolvido de forma presencial com 4430 horas dispostas em 5 anos de integralização. As atividades teóricas e de laboratórios de habilidades são desenvolvidas no campus localizado na cidade do Recife, enquanto as atividades em cenários de prática real, na Rede do Sistema Único de Saúde, tendo o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP como hospital de ensino conveniado.

O curso de Enfermagem da FPS tem como diferenciais:

  • A inserção dos estudantes no campo de prática ocorre já no primeiro período, tendo como cenário prioritário as Unidades de Saúde da Família e a partir do 4º período, iniciam a prática hospitalar no IMIP com seguimento até o final do curso. 
  • O Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) como metodologia educacional, que promove a aprendizagem ativa, construtiva, contextual, cooperativa e autodirigida. Para o desenvolvimento dessa proposta utiliza-se como veículo principal o grupo tutorial. A dinâmica tutorial fundamenta-se em encontros, duas vezes por semana, com no máximo 12 estudantes por grupo, distribuídos de forma randômica e facilitados por um tutor.  A metodologia ABP parte de uma situação problema para a formulação dos objetivos de aprendizagem, que irá subsidiar o estudo individual e posterior compartilhamento do conhecimento no grupo tutorial.  No intervalo das tutorias, o estudante participa do ambiente virtual de aprendizagem mediado pelo tutor. 
  • A organização curricular é distribuída por módulos compostos por conteúdos que integram os diversos saberes da enfermagem.
  • O acompanhamento do processo de formação do estudante ocorre diariamente nos diversos cenários de aprendizagem.

Objetivos

O currículo de Enfermagem da FPS coerente com a estrutura curricular, com os planos nacional, estadual e municipal de saúde, com pressupostos, princípios e diretrizes comuns para a graduação na área da saúde (Resolução nº 569, de 8 de dezembro de 2017), com as diretrizes curriculares para graduação em Enfermagem (RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001.) e as novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso, está estruturado de modo a diversificar os cenários de aprendizagem e propor a inserção do estudante nos espaços do SUS, ao longo de todo curso, do primeiro ao décimo período, tem como principal objetivo formar um profissional crítico e reflexivo, com competência técnico-científica e ético-política a partir das transformações da realidade social, que valorize o ser humano em sua totalidade e, no exercício da cidadania, respeitando os princípios éticos e legais da profissão, com base nos princípios da equidade, integralidade, interdisciplinaridade e solidariedade.

Eixos temáticos

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Enfermagem propõe cinco áreas temáticas: 

  • Bases biológicas do processo saúde doença em saúde/enfermagem;
  • Bases humanas e sociais e suas dimensões sobre processo saúde-doença;
  • Bases teórico-metodológicas do trabalho de enfermagem;
  • Processo assistir/intervir e gerenciar da enfermagem;
  • Processo ensinar/aprender e investigar da enfermagem.

Laboratórios

  • Laboratório de Prática do Cuidar;
  • Laboratório de Anatomia 1;
  • Laboratório de Anatomia 2;
  • Laboratório de Recursos Digitais;
  • Laboratório de Comunicação:

           - Comunicação: (leitura e interpretação de textos; interprofissional; jornalística)

           - Introdução à língua inglesa e Inglês instrumental

           - Libras para o profissional Enfermeiro

Prática profissional

Na atividade de prática em atenção primária, desde o primeiro período, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período. Os alunos frequentam uma unidade da Estratégia de Saúde da Família sob a supervisão permanente de preceptores clínicos treinados. A atividade começa no primeiro período do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.

PESQUISA

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:

I. Responsabilidade social;

II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;

III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;

IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;

V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;

VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.

EXTENSÃO

As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, a FPS propõe-se a desenvolver uma política de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.

Desta forma, são desenvolvidos projetos, programas e atividades de extensão com o objetivo principal de promover a cidadania, entendendo que ensino, pesquisa e extensão são atividades indissociáveis e, quando articuladas produzem ações que contribuem tanto para o desenvolvimento cidadão e profissional do estudante como para a melhoria e transformação da realidade.

Para sistematizar essas atividades, a Política de Extensão da FPS trabalha com oito áreas temáticas:

  • Comunicação
  • Cultura
  • Direitos humanos e justiça
  • Educação
  • Saúde
  • Meio ambiente
  • Tecnologia e produção
  • Trabalho

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

 

FORMAS DE INGRESSO

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Nivelamento

Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica
Curso de Inglês

Módulo Optativo: LIBRAS

Período: 1º ao 10º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde. 

Maria Cristina dos Santos Figueira, MSMI.

Coordenador do curso