Valorizar o ser humano e exercer a cidadania são os pilares do curso de Enfermagem da FPS. Com atividades de prática comunitária e objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período, os alunos aperfeiçoam seu currículo aprendendo e respeitando os princípios éticos e legais da profissão. A prática hospitalar é realizada em todos os laboratórios do Campus assim como no nosso Hospital Ensino. 

Áreas de atuação
O Enfermeiro pode atuar nas dimensões de assistência, gestão, ensino e pesquisa como consultor, administrador, docente, pesquisador, perito e profissional liberal.
Os campos de atuação podem ser: instituições hospitalares e ambulatoriais, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento domiciliar, creches, escolas, instituições de longa permanência para idosos, centros de reabilitação, indústrias, empresas, forças armadas, entre outros.

 

Renovação de Reconhecimento Portaria nº 821, de 30/12/2014 - DOU 02/01/2015

aluna com camisa verde

O curso

O curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS é desenvolvido de forma presencial com 4430 horas dispostas em 5 anos de integralização. As atividades teóricas e de laboratórios de habilidades são desenvolvidas no campus localizado na cidade do Recife, enquanto as atividades em cenários de prática real, na Rede do Sistema Único de Saúde, tendo o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP como hospital de ensino conveniado.

O curso de enfermagem da FPS tem como diferenciais:

  • O Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) como metodologia educacional, que promove a aprendizagem ativa, construtiva, contextual, cooperativa e autodirigida. Para o desenvolvimento dessa proposta utiliza-se como veículo principal o grupo tutorial. A dinâmica tutorial fundamenta-se em encontros, duas vezes por semana, com no máximo 12 estudantes por grupo, distribuídos de forma randômica e facilitados por um tutor.  A metodologia ABP parte de uma situação problema para a formulação dos objetivos de aprendizagem, que irá subsidiar o estudo individual e posterior compartilhamento do conhecimento no grupo tutorial.  No intervalo das tutorias, o estudante participa do ambiente virtual de aprendizagem mediado pelo tutor. 
  • A organização curricular é distribuída por módulos compostos por conteúdos que integram os diversos saberes da enfermagem.
  • A inserção dos estudantes no campo de prática ocorre já no primeiro período, tendo como cenário prioritário as Unidades de Saúde da Família e a partir do 4º período, iniciam a prática hospitalar no IMIP com seguimento até o final do curso. 
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  • - O acompanhamento do processo de formação do estudante ocorre diariamente nos diversos cenários de aprendizagem.

Objetivos

Formar um profissional crítico e reflexivo, com competência técnico-científica e ético-política a partir das transformações da realidade social, que valorize o ser humano em sua totalidade e, no exercício da cidadania, respeitando os princípios éticos e legais da profissão, com base nos princípios da equidade, integralidade, interdisciplinaridade e solidariedade.

Eixos temáticos

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Enfermagem propõe quatro eixos temáticos: 

  • Bases Biológicas Humanas e Sociais do Trabalho em Saúde/Enfermagem;
  • Bases Teórico-metodológicas do Trabalho de Enfermagem;
  • Processo Assistir/Investir e Gerenciar da Enfermagem;
  • Processo Ensinar/Aprender e Investigar da Enfermagem.

Laboratórios

  • Laboratório de Habilidades e Semiologia;
  • Laboratório de Anatomia Imagem;
  • Laboratório de Anatomia Modelos;
  • Laboratório de Anatomia Dissecção;
  • Laboratório de Habilidades, Procedimentos e Reanimação;
  • Laboratório de Recursos Digitais;
  • Laboratório de Comunicação.

Prática profissional

Na atividade de prática comunitária, desde o primeiro período, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período. Os alunos frequentam uma unidade da Estratégia de Saúde da Família sob a supervisão permanente de preceptores clínicos treinados. A atividade começa na primeira semana do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.

Formas de Ingresso

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Nivelamento

Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica
Curso de Inglês

Módulo Optativo: LIBRAS

Período: 1º ao 10º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde. 

Reneide Muniz da Silva, Dra.

Coordenador do curso