Clique aqui e seja FPS

Enfermagem

Reconhecido pela Portaria Nº 431, de 21 de outubro de 2011 - Publicada no DO 24 de outubro de 2011

Valorizar o ser humano e exercer a cidadania são os pilares do curso de Enfermagem da FPS. Com atividades de prática comunitária e objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período, os alunos aperfeiçoam seu currículo aprendendo e respeitando os princípios éticos e legais da profissão. A prática hospitalar é realizada em todos os laboratórios do Campus assim como no nosso Hospital Ensino. 

O estudante de Enfermagem da FPS terá como diferencial em seu processo de formação a prática humanitária. Desde o primeiro período do curso combina aulas teóricas com a prática hospitalar e comunitária. A prática hospitalar é realizada em todos os laboratórios do Campus e do Hospital Ensino e a interação com a comunidade acontece com a participação nas Unidades de Saúde da Família. 

Formar um profissional crítico e reflexivo, com competência técnico-científica e ético-política a partir das transformações da realidade social, que valorize o ser humano em sua totalidade e, no exercício da cidadania, respeitando os princípios éticos e legais da profissão, com base nos princípios da equidade, integralidade, interdisciplinaridade e solidariedade.

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Enfermagem propõe quatro eixos temáticos: 
- Bases Biológicas Humanas e Sociais do Trabalho em Saúde/Enfermagem;
- Bases Teórico-metodológicas do Trabalho de Enfermagem;
- Processo Assistir/Investir e Gerenciar da Enfermagem;
- Processo Ensinar/Aprender e Investigar da Enfermagem.

- Laboratório de Habilidades e Semiologia;
- Laboratório de Anatomia Imagem;
- Laboratório de Anatomia Modelos;
- Laboratório de Anatomia Dissecção;
- Laboratório de Habilidades, Procedimentos e Reanimação;
- Laboratório de Recursos Digitais;
- Laboratório de Comunicação.

Na atividade de prática comunitária, desde o primeiro período, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período. Os alunos frequentam uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) sob a supervisão permanente de preceptores clínicos treinados. A atividade começa na primeira semana do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.

Coordenador do curso:

Maria Cristina dos Santos Figueira, MSMI.

cristinafigueira@fps.edu.br Currículo Lattes

Duração: 5 anos
Horário: Tarde

Clique aqui e seja FPS