Clique aqui e seja FPS

Farmácia

Atualizado em :03/08/2017 14:24:42

Renovação de Reconhecimento Portaria MEC nº 821, de 30/12/14, publicada no DOU 02/01/2015

O curso de Farmácia da FPS é o primeiro do Brasil a utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino. Sua estrutura pedagógica teórico-prática está fundamentada na inclusão do aluno nas diferentes áreas do cotidiano do profissional.

 

O curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde é o primeiro do Brasil a utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino. Sua estrutura pedagógica teórico-prática está fundamentada na inclusão do aluno nas diferentes áreas do cotidiano do profissional farmacêutico a partir do primeiro semestre do curso. O curso utiliza um projeto pedagógico inovador, que estimula o pensamento crítico e reflexivo e direciona o estudante, de forma eficaz para o mercado de trabalho.
Clique aqui e confira os sites recomendados para ajudar os estudantes em seus estudos.
Confira aqui a apresentação mais completa sobre as áreas abordadas durante o curso de Farmácia.

Clique aqui e acesse os resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC. 

Formar profissionais generalistas, com habilidade na área clínica (farmacêuticos clínicos), capacitados a trabalhar em qualquer área do âmbito farmacêutico, ou juntamente a equipe multiprofissional de saúde e com papel determinante na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde.

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

a) A natureza humana: evolução, desenvolvimento e sociedade;
b) Saúde x doença: diagnóstico e intervenção;
c) Processos, produção e qualidade;
d) Gestão, inovação e assistência farmacêutica.

- Laboratório de Microbiologia;
- Laboratório de Química;
- Laboratório de Hematologia;
- Laboratório de Produtos Naturais;
- Laboratório de Urinálises;
- Laboratório de Farmacotécnica;
- Laboratório de Controle de Qualidade Microbiológico;
- Laboratório de Recursos Digitais;
- Laboratório de Comunicação.

Clique aqui e acesse a descrição dos laboratórios. 

Na atividade de prática profissional que se inicia no primeiro período, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período, com o objetivo de fornecer ao aluno graus crescentes de autonomia, além de uma formação voltada à prática clínica. Os alunos atuarão no primeiro momento nas farmácias da família sob a supervisão permanente de farmacêuticos capacitados. Nos demais semestres, esta atividade será realizada em uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) e em projetos específicos em comunidades de bairro.

Clique aqui e saiba mais sobre a prática profissional no curso de Farmácia. 

Campanha de Descarte de Medicamentos
•    Apresentação geral
A automedicação promove um acúmulo dos medicamentos nos domicílios, alimentando a “farmácia caseira” e estimulando o uso “irracional” do medicamento, que poderá culminar com intoxicações e reações adversas. Além disso, a população também armazena os medicamentos de forma incorreta, geralmente, na cozinha e no banheiro, ambientes quentes e úmidos e, por fim, também realiza seu descarte no lixo e esgoto doméstico, o que já está comprovado que promove contaminação ambiental.
•    Objetivos da campanha
- Orientar a população sobre a guarda do medicamento em domicílio de forma correta e como deve ser o seu descarte;
- Identificar para a população os locais (unidades de saúde, instituição de ensino,...) que recebem medicamentos para o descarte correto destes resíduos.
•    Quantidade de estudantes envolvidos
A campanha é contínua, sob a coordenação da coordenadora do Curso de Farmácia da FPS, Flávia Morais, apoiada pelas tutoras Ítala Nóbrega e Nelly Sobreira, e da Coordenadora da Assistência farmacêutica do IMIP, Mércia Veras.
Participam da campanha, os estudantes de Farmácia do Programa de iniciação Científica da FPS e do PIBC-CNPq/IMIP, os farmacêuticos do IMIP e os residentes do IMIP. 
Em média, a campanha é realizada com a colaboração de 20 participantes.

Campanha de Uso Racional de Medicamentos 
•    Apresentação geral
 Segundo definição da Organização Mundial de Saúde, OMS a partir da Conferência Mundial sobre o Uso Racional de Medicamentos (URM), realizada em Nairobi (1985), “Existe uso racional de medicamentos quando os pacientes os recebem apropriados as suas necessidades clínicas, em doses corretas, ou seja, adequadas as suas necessidades individuais, por período de tempo adequado e com baixo custo para eles e sua comunidade”.  O automedicar-se é um problema antigo com grande proporção de crescimento pelo mundo devido a fatores econômicos, políticos e culturais. No Brasil, não é diferente, a venda de medicamentos sem apresentação da receita é um problema grave de saúde pública. A cultura da automedicação e a falta de controle sobre a dispensação desses produtos em farmácias e drogarias são fatores que comprometem toda a cadeia de vigilância sobre a produção e utilização de medicamentos no país. 
•    Objetivos da campanha
- Orientar a população sobre o uso racional de medicamentos e os riscos da automedicação;
- Promover. a partir do uso racional. a efetividade do tratamento prescrito.
•    Quantidade de estudantes envolvidos
A campanha acontece num formato contínuo, porém, anualmente, marcamos a data do dia 05 de maio, em um evento no IMIP. A campanha está sob a coordenação da tutora do laboratório de Farmácia Clínica do Curso de Farmácia, Ítala Nóbrega, da coordenadora do Curso de Farmácia da FPS, e da Coordenadora da Assistência farmacêutica do IMIP, Mércia Veras.
Participam da campanha, os estudantes de Farmácia do 8ºP, os farmacêuticos do IMIP e os residentes do IMIP. Em média, a campanha é realizada com a colaboração de 20 participantes.

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Coordenador do curso:

Flavia Morais, Dra.

flavia.morais@fps.edu.br Currículo Lattes

Duração: 4,5 anos
Horário: Manhã

Clique aqui e seja FPS