O curso de Farmácia da FPS é o primeiro do Brasil a utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino. Sua estrutura pedagógica teórico-prática está fundamentada na inclusão do aluno nas diferentes áreas do cotidiano do profissional.

 

Renovação de Reconhecimento Portaria MEC nº 135, de 01/03/2018 - DOU 02/03/2018

aluna com camisa verde

O Curso

O curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde é o primeiro do Brasil a utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino. Sua estrutura pedagógica teórico-prática está fundamentada na inclusão do aluno nas diferentes áreas do cotidiano do profissional farmacêutico a partir do primeiro semestre do curso. O curso utiliza um projeto pedagógico inovador, que estimula o pensamento crítico e reflexivo e direciona o estudante, de forma eficaz para o mercado de trabalho.
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Confira aqui a apresentação mais completa sobre as áreas abordadas durante o curso de Farmácia.
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Objetivos

Formar profissionais generalistas, com habilidade na área clínica (farmacêuticos clínicos), capacitados a trabalhar em qualquer área do âmbito farmacêutico, ou juntamente a equipe multiprofissional de saúde e com papel determinante na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde.

Eixos temáticos

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

Laboratórios

- Laboratório de Microbiologia;
- Laboratório de Química;
- Laboratório de Hematologia;
- Laboratório de Produtos Naturais;
- Laboratório de Urinálises;
- Laboratório de Farmacotécnica;
- Laboratório de Controle de Qualidade Microbiológico;
- Laboratório de Recursos Digitais;
- Laboratório de Comunicação.

Clique aqui e acesse a descrição dos laboratórios. 

Prática profissional

Na atividade de prática profissional que se inicia no primeiro período, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período, com o objetivo de fornecer ao aluno graus crescentes de autonomia, além de uma formação voltada à prática clínica. Os alunos atuarão no primeiro momento nas farmácias da família sob a supervisão permanente de farmacêuticos capacitados. Nos demais semestres, esta atividade será realizada em uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) e em projetos específicos em comunidades de bairro.

Clique aqui e saiba mais sobre a prática profissional no curso de Farmácia. 

PESQUISA

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:

I. Responsabilidade social;

II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;

III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;

IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;

V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;

VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.

Extensão

As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, a FPS propõe-se a desenvolver uma política de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.

Desta forma, são desenvolvidos projetos, programas e atividades de extensão com o objetivo principal de promover a cidadania, entendendo que ensino, pesquisa e extensão são atividades indissociáveis e, quando articuladas produzem ações que contribuem tanto para o desenvolvimento cidadão e profissional do estudante como para a melhoria e transformação da realidade.

Para sistematizar essas atividades, a Política de Extensão da FPS trabalha com oito áreas temáticas:

Comunicação
Cultura
Direitos humanos e justiça
Educação
Saúde
Meio ambiente
Tecnologia e produção
Trabalho

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

 

Formas de Ingresso

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Nivelamento

Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica
Curso de Inglês
Curso de Bioquímica Básica

Módulo Optativo: LIBRAS

Período: 1º ao 9º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde. 

Flavia Morais, Dra.

Coordenador do curso