O curso de Farmácia da FPS é o primeiro do Brasil a utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino. Sua estrutura pedagógica teórico-prática está fundamentada na inclusão do estudante nas diferentes áreas de atuação do profissional farmacêutico.

Renovação de Reconhecimento Portaria MEC nº 135, de 01/03/2018 - DOU 02/03/2018

 

 

aluna com camisa verde

O Curso

O curso de Farmácia da FPS é o primeiro do Brasil a utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino. Sua estrutura pedagógica teórico-prática está fundamentada na inclusão do estudante nas diferentes áreas de atuação do profissional farmacêutico. Uma de suas potencialidades e diferencias é ter em sua matriz curricular os estágios oferecidos desde o primeiro período do curso. 
Desde janeiro de 2020, foi implantado um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC), em atendimento a RESOLUÇÃO Nº 6, DE 19 DE OUTUBRO DE 2017 que “Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia”. Esse PPC dá continuidade à formação por competências que estimula o pensamento crítico e reflexivo e direciona o estudante, de forma diferenciada e eficiente para o mercado de trabalho.

Confira aqui a apresentação mais completa sobre as áreas abordadas durante o curso de Farmácia.

 

Objetivos

Formar farmacêuticos generalistas, com competências para a atuação interprofissional juntos aos demais profissionais da saúde. Estando capacitados a trabalhar nas diferentes áreas de atuação da profissão farmacêutica. As especialidades farmacêuticas são agrupadas 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia, sendo sua atuação determinante na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, nos setores públicos e privados.

Eixos temáticos

As áreas temáticas (cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão em saúde) imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a interrelação dos conhecimentos, habilidades e atitudes. Esta proposta é desenvolvida em estrutura de módulos (grupos de tutorias), laboratórios (práticas simuladas), estágios (práticas em cenários reais conveniados) e a extensão curricularizada (10% da carga horária, em atendimento a RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018). As atividades acadêmicas propostas apresentam complexidade crescente obedecendo os objetivos de aprendizagem no processo de formação.

Laboratórios

Laboratório de Anatomia Dissecção I, II, III
Laboratório de Anatomia e Modelos I, II, III, IV
Laboratório de Bromatologia
Laboratório de Comunicação I, II, III
Laboratório de Enfermaria e UTI
Laboratório de Imagem I e II
Laboratório de Hematologia, Imunologia, Bioquímica e Citologia clínica
Laboratório de Microbiologia 
Laboratório de Multidisciplinar Farmácia e Nutrição I, II, III
Laboratório de Parasitologia, Urinálises e Microbiologia
Laboratório de Recurso Digital (RDG)
Laboratório de Tecnologia dos Alimentos/Técnica Dietética

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

A atividade de prática profissional que se inicia no primeiro período do curso, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem definidos para cada período, com o objetivo de fornecer ao estudante autonomia e vivência em diversos cenários profissionais, além de uma formação voltada à prática do cuidado, à inovação e a sua atuação na gestão. Os estudantes iniciam sua formação, no primeiro momento, na atenção primária, sob a supervisão. Nos demais períodos, ainda no SUS, vivenciam a média e alta complexidades. São inseridos nas atividades farmacêuticas nas farmácias comunitárias, nas análises clínicas e toxicológicas, na manipulação e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos, saneantes, alimentos, produtos para saúde, na área hospitalar, entre outras. 

PESQUISA

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:


I. Responsabilidade social;
II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;
III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;
IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;
V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;
VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.

 

EXTENSÃO CURRICULARIZADA

Está presente nos períodos ímpares (1º, 3º, 5º, 7º e 9ºP). 

Vem atender as mudanças no mundo contemporâneo entendendo que a instituição de ensino tem um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, o curso de Farmácia se propõe a desenvolver a extensão curricularizada, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.

Desta forma, são desenvolvidos planos de ensino, em consonância com as práticas do uso de plantas medicinas, a botânica, a fitoterapia, as práticas integrativas e complementares, o empreendedorismo e a inovação em diferentes estratégias. Assim, promovendo a cidadania que contribuem tanto para o desenvolvimento cidadão e profissional do estudante como para a melhoria e transformação da realidade.

Para sistematizar essas atividades no currículo, as práticas de extensão curricularizadas consideram as oito áreas temáticas:

Comunicação
Cultura
Direitos humanos e justiça
Educação
Saúde
Meio ambiente
Tecnologia e produção
Trabalho

 

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

 

Formas de Ingresso

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

 

Nivelamento

Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica
Curso de Inglês
Curso de Bioquímica Básica

Módulo Optativo: LIBRAS

Período: 1º ao 9º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde.