Valorizar o ser humano e adquirir habilidades técnicas com compromisso ético-social são os pilares do curso de Fisioterapia da FPS. Com atividades de prática comunitária e objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período, os alunos aperfeiçoam seu currículo aprendendo e respeitando os princípios éticos e legais da profissão. Além disso, nossos hospitais tem acesso as mais modernas técnicas de desenvolvimento de suas habilidades através da prática em nosso Hospital de Ensino, o IMIP.

 

Renovação de Reconhecimento Portaria MEC nº 135, de 01/03/2018 - DOU 02/03/2018

 

 

aluna com camisa verde

O Curso

Além de adquirir habilidades técnicas, o curso de Fisioterapia da FPS propõe uma aprendizagem fundamentada em torno dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver junto.

Objetivos

Formar profissionais com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso ético-social, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, à família e à comunidade.

Eixos temáticos

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Fisioterapia propõe quatro eixos temáticos: 

  • O Ser Humano no Contexto Biológico, Ético e Filosófico;
  • O Ser Humano e a Inserção Social;
  • Práticas de Saúde, Intervenção e Gerenciamento;
  • Ações Assistenciais.

Laboratórios

- Laboratório de Habilidades e Semiologia;
- Laboratório de Anatomia Imagem;
- Laboratório de Anatomia Modelos;
- Laboratório de Estudo do Movimento;
- Laboratório de Recursos Terapêuticos;
- Laboratório Intervenção em Órteses e Próteses;
- Laboratório Primeiros Socorros;
- Laboratório em Pneumofuncional;
- Laboratório em Neurofuncional;
- Laboratório de Recursos Digitais;
- Laboratório de Comunicação.

Prática profissional

Na atividade de prática comunitária os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período. Os alunos freqüentam uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) sob a supervisão permanente de preceptores clínicos treinados. A frequência começa já na primeira semana do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.

Extensão

A extensão universitária “é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”. Sua prática tem por desígnio promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade; mobilizar docentes, discentes, colaboradores e comunidade sobre questões sócio-políticas, culturais e ambientais; promover cursos aos graduandos como oportunidade de enriquecimento e aprofundamento do conhecimento acadêmico; oferecer oportunidade de disseminar o conhecimento aprendido na graduação e aprimorar outros através do diálogo entre a Instituição de Ensino Superior e Sociedade.
O curso de fisioterapia está inserido em projetos que articulam conteúdos de caráter técnico, humanísticos e ético, com o objetivo de potencializar habilidades práticas desempenhando atividades do exercício profissional, dessa forma articulando o ser profissional como o ser social. 
Projetos Instituicionais dos quais o curso de Fisioterapia faz parte:
- Projeto Palavra Mágica: 
Tem como objetivo incentivar a leitura para crianças entre 6 e 8 anos de idade, estimulando com que a busca pela leitura seja pelo prazer de ler, trabalhando a interpretação dos textos, integração social, propiciando a troca de suas visões de mundo um para com o outro. 
- Programa Saúde na Praça
O objetivo de atender comunidades de maior vulnerabilidade social no quesito saúde e cidadania na Região Metropolitana do Recife e Jaboatão dos Guararapes, posteriormente o projeto tomou formato de Programa devido às diversas atividades realizadas e públicos atendidos. Embasado na “troca de saberes” entre instituição e sociedade, a FPS mantem o fortalecimento de sua marca. As atividades vão desde orientações sobre doenças crônicas como diabetes mellitus, hipertensão arterial até teste de glicemia e avaliação e orientações posturais.
- Projeto Memória e Movimento
O projeto “Memória e Movimento” será uma parceria entre a FPS e o grupo multidisciplinar voluntário (clínica da memória) de atendimento ao paciente com déficit de memória.  
O grupo da clínica da memoria vem desenvolvendo trabalho voluntário no Hospital Pan de Areias desde 2008, atendendo pacientes com demência. A Equipe atualmente conta com um médico, uma terapeuta ocupacional e uma psicóloga. Já o grupo da FPS seria composto por tutores de fisioterapia e estudantes de fisioterapia.
O Objetivo do projeto é orientar familiares e cuidadores de pacientes com demência com realizar exercício terapêutico para manter a funcionalidade e independência desse paciente por um maior tempo possível. 
Também são oferecidos Cursos de Nivelamento em Escrita, Linguagem e Produção Acadêmica, Inglês Instrumental e curso de Extensão em Libras.
Outros programas de extensão podem ser realizados mediante participação em processo  seletivo, que ocorre semestralmente na FPS.

Formas de Ingresso

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Nivelamento

Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica
Curso de Inglês

Módulo Optativo: LIBRAS

Período: 1º ao 8º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde. 

Doralice Gouveia, MSMI.

Coordenador do curso