Valorizar o ser humano e adquirir habilidades técnicas com compromisso ético-social são os pilares do curso de Fisioterapia da FPS. Com atividades de prática comunitária e objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período, os alunos aperfeiçoam seu currículo aprendendo e respeitando os princípios éticos e legais da profissão. Além disso, nossos hospitais tem acesso as mais modernas técnicas de desenvolvimento de suas habilidades através da prática em nosso Hospital de Ensino, o IMIP.

 

Renovação de Reconhecimento Portaria MEC nº 135, de 01/03/2018 - DOU 02/03/2018

 

 

aluna com camisa verde

O Curso

Além de adquirir habilidades técnicas, o curso de Fisioterapia da FPS propõe uma aprendizagem fundamentada em torno dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver junto.

Objetivos

Formar profissionais com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso ético-social, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, à família e à comunidade.

Eixos temáticos

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Fisioterapia propõe quatro eixos temáticos: 

  • O Ser Humano no Contexto Biológico, Ético e Filosófico;
  • O Ser Humano e a Inserção Social;
  • Práticas de Saúde, Intervenção e Gerenciamento;
  • Ações Assistenciais.

Laboratórios

- Laboratório de Habilidades e Semiologia;
- Laboratório de Anatomia Imagem;
- Laboratório de Anatomia Modelos;
- Laboratório de Estudo do Movimento;
- Laboratório de Recursos Terapêuticos;
- Laboratório Intervenção em Órteses e Próteses;
- Laboratório Primeiros Socorros;
- Laboratório em Pneumofuncional;
- Laboratório em Neurofuncional;
- Laboratório de Recursos Digitais;
- Laboratório de Comunicação.

Prática profissional

Na atividade de prática comunitária os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período. Os alunos freqüentam uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) sob a supervisão permanente de preceptores clínicos treinados. A frequência começa já na primeira semana do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.

PESQUISA

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:

I. Responsabilidade social;

II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;

III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;

IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;

V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;

VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.

Extensão

As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, a FPS propõe-se a desenvolver uma política de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.

Desta forma, são desenvolvidos projetos, programas e atividades de extensão com o objetivo principal de promover a cidadania, entendendo que ensino, pesquisa e extensão são atividades indissociáveis e, quando articuladas produzem ações que contribuem tanto para o desenvolvimento cidadão e profissional do estudante como para a melhoria e transformação da realidade.

Para sistematizar essas atividades, a Política de Extensão da FPS trabalha com oito áreas temáticas:

Comunicação
Cultura
Direitos humanos e justiça
Educação
Saúde
Meio ambiente
Tecnologia e produção
Trabalho

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

FORMAS DE INGRESSO

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Nivelamento

Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica
Curso de Inglês

MÓDULO OPTATIVO: LIBRAS

Período: 1º ao 8º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde. 

Doralice Gouveia, MSMI.

Coordenador do curso