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Medicina

Reconhecido pela Portaria Nº 24, de 12 de março de 2012 – Publicada no DO 16 de março de 2012

Depois de 50 anos da criação da última escola médica do Recife, a Faculdade Pernambucana de Saúde oferece o curso de Medicina. Com uma sólida base de conhecimentos técnicos, a ética tem espaço privilegiado no currículo do estudante da FPS.

Desde o primeiro período do curso, o aluno de Medicina da FPS trabalha de forma integrada o conteúdo dos módulos que compõem o conhecimento e sua aplicação clínica. A prática hospitalar é realizada em todos os laboratórios do Campus, nos cenários de práticas do Hospital Ensino e nos PSF´s da cidade.

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Exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas e reconhecer a saúde como direito, atuando de forma a garantir a integralidade da assistência nos diferentes níveis de atendimento à saúde.

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Medicina propõe quatro eixos temáticos: 
- Ética da Vida e da Liberdade (Ética);
- Evolução Humana (Evolução);
- Atitudes e Relações Humanas (Atitudes);
- Desequilíbrios do Processo Saúde/Ambiente (Desequilíbrios).

- Laboratório de Habilidades e Semiologia;
- Laboratório de Anatomia Imagem;
- Laboratório de Anatomia Modelos;
- Laboratório de Anatomia Dissecção;
- Laboratório de Habilidades, Procedimentos e Reanimação;
- Laboratório de Recursos Digitais;
- Laboratório de Comunicação.

Na atividade de prática comunitária, desde o primeiro período, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período. Os alunos frequentam uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) sob a supervisão permanente de preceptores clínicos treinados. A atividade começa na primeira semana do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.

As atividades de extensão contemplam ações junto à comunidade, desde atividades assistenciais, de educação em saúde, cidadania:
•    O projeto Semente do Amanhã - destina- se a realização de atividades com teor educativo para instituições e organização não governamental que atendem comunidades carentes. As atividades propostas visam estimular a cidadania e bem-estar da população por meio de ações educativas. O objetivo é que cada atividade traga além da mensagem proposta uma forma de abordagem diferenciada para promover a integração e envolvimento do público alvo. O Programa de Braços abertos para a vida, que apoia crianças e idosos abrigados, assim como desenvolve programas de contação de histórias em escolas públicas e na comunidade.
•    Projeto Cidadão Doador -  O objetivo principal é auxiliar na compreensão das questões referentes às etapas da doação e transplante de órgãos e tecidos e contribuir para uma orientação cidadã. Em consonância com Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o projeto visa difundir, junto ao público em geral, com os recursos de conscientização disponíveis e respeitada a ética profissional, o significado humanitário, científico e moral da doação de órgãos e tecidos para transplantes desmistificando e valorizando essa prática. 
•    Projeto de Braços Abertos Para a Vida – Através de parceria com Instituições de Longa Permanência (ILP) o Projeto visa desenvolver ações que promovam a qualidade de vida e humanização do público alvo, idosos e crianças, além de realizar o apoio matricial a estas instituições parceiras. O trabalho será desenvolvido com todos os estudantes dando o caráter de integração e multidisciplinaridade contribuindo para a formação de profissionais com visão humanizada e aprimoramento técnico-científico. As atividades são desenvolvidas através de oficinas de entretenimento e ações de promoção e prevenção à saúde para os beneficiários das Instituições, incluindo abrigo de idosos e de crianças e adolescente.
•    Grupo de Estudos de atenção ao idoso – Projeto Gigantes da Geriatria - Idealizado por estudantes de medicina do 3º ano da Faculdade Pernambucana de Saúde, foi criado o Grupo de Estudos em Atenção ao Idoso (GEAI) da FPS, com caráter acadêmico, científico, social e multidisciplinar. Este apresenta o Projeto Gigantes da Geriatria, o qual tem por finalidade elucidar, junto a estudantes da área de saúde, as grandes síndromes geriátricas (denominada de “gigantes da geriatria” pela literatura acadêmica referente ao tema). O projeto cursará com ações realizadas através de palestras mensais ao longo de seis meses e contará com campanhas externas de acordo com a demanda. 
•    Projeto Cineclube - pretende estimular reflexões sobre as complexas realidades humanas, a partir da exibição de filmes, com posterior análise crítica.  A exibição completa de um filme seguida da discussão de conteúdo pode ser utilizada como instrumento pedagógico significante para atingir objetivos educacionais humanísticos dos currículos dos cursos oferecidos pela FPS.
•    Projeto S.O.S Palhaçoterapia - ressignificação do ambiente hospitalar, da doença, do paciente, dos profissionais de saúde e da relação estudante-paciente contribuindo para a humanização do ambiente de saúde. 
•    Ação do Coração - Ação para doação de amor, carinho e respeito ao próximo através de oficinas de arte.

Coordenador do curso:

Drª Taciana Duque

tacianaduque@fps.edu.br Currículo Lattes

Duração: 6 anos
Horário: Integral

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