Clique aqui e seja FPS

Medicina

Atualizado em :30/05/2017 14:35:54

Reconhecido pela Portaria Nº 24, de 12 de março de 2012 – Publicada no DO 16 de março de 2012

Depois de 50 anos da criação da última escola médica do Recife, a Faculdade Pernambucana de Saúde oferece o curso de Medicina. Com uma sólida base de conhecimentos técnicos, a ética tem espaço privilegiado no currículo do estudante da FPS.

Desde o primeiro período do curso, o aluno de Medicina da FPS trabalha de forma integrada o conteúdo dos módulos que compõem o conhecimento e sua aplicação clínica. A prática hospitalar é realizada em todos os laboratórios do Campus, nos cenários de práticas do Hospital Ensino e nos PSF´s da cidade.

Clique aqui e acesse os resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC.

Exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas e reconhecer a saúde como direito, atuando de forma a garantir a integralidade da assistência nos diferentes níveis de atendimento à saúde.

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Medicina propõe quatro eixos temáticos: 
- Ética da Vida e da Liberdade (Ética);
- Evolução Humana (Evolução);
- Atitudes e Relações Humanas (Atitudes);
- Desequilíbrios do Processo Saúde/Ambiente (Desequilíbrios).

- Laboratório de Habilidades e Semiologia;
- Laboratório de Anatomia Imagem;
- Laboratório de Anatomia Modelos;
- Laboratório de Anatomia Dissecção;
- Laboratório de Habilidades, Procedimentos e Reanimação;
- Laboratório de Recursos Digitais;
- Laboratório de Comunicação.

Na atividade de prática comunitária, desde o primeiro período, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período. Os alunos frequentam uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) sob a supervisão permanente de preceptores clínicos treinados. A atividade começa na primeira semana do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.

As atividades de extensão contemplam ações junto à comunidade, desde atividades assistenciais, de educação em saúde, cidadania:
•    O projeto Semente do Amanhã - destina- se a realização de atividades com teor educativo para instituições e organização não governamental que atendem comunidades carentes. As atividades propostas visam estimular a cidadania e bem-estar da população por meio de ações educativas. O objetivo é que cada atividade traga além da mensagem proposta uma forma de abordagem diferenciada para promover a integração e envolvimento do público alvo. O Programa de Braços abertos para a vida, que apoia crianças e idosos abrigados, assim como desenvolve programas de contação de histórias em escolas públicas e na comunidade.
•    Projeto Cidadão Doador -  O objetivo principal é auxiliar na compreensão das questões referentes às etapas da doação e transplante de órgãos e tecidos e contribuir para uma orientação cidadã. Em consonância com Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o projeto visa difundir, junto ao público em geral, com os recursos de conscientização disponíveis e respeitada a ética profissional, o significado humanitário, científico e moral da doação de órgãos e tecidos para transplantes desmistificando e valorizando essa prática. 
•    Projeto de Braços Abertos Para a Vida – Através de parceria com Instituições de Longa Permanência (ILP) o Projeto visa desenvolver ações que promovam a qualidade de vida e humanização do público alvo, idosos e crianças, além de realizar o apoio matricial a estas instituições parceiras. O trabalho será desenvolvido com todos os estudantes dando o caráter de integração e multidisciplinaridade contribuindo para a formação de profissionais com visão humanizada e aprimoramento técnico-científico. As atividades são desenvolvidas através de oficinas de entretenimento e ações de promoção e prevenção à saúde para os beneficiários das Instituições, incluindo abrigo de idosos e de crianças e adolescente.
•    Grupo de Estudos de atenção ao idoso – Projeto Gigantes da Geriatria - Idealizado por estudantes de medicina do 3º ano da Faculdade Pernambucana de Saúde, foi criado o Grupo de Estudos em Atenção ao Idoso (GEAI) da FPS, com caráter acadêmico, científico, social e multidisciplinar. Este apresenta o Projeto Gigantes da Geriatria, o qual tem por finalidade elucidar, junto a estudantes da área de saúde, as grandes síndromes geriátricas (denominada de “gigantes da geriatria” pela literatura acadêmica referente ao tema). O projeto cursará com ações realizadas através de palestras mensais ao longo de seis meses e contará com campanhas externas de acordo com a demanda. 
•    Projeto Cineclube - pretende estimular reflexões sobre as complexas realidades humanas, a partir da exibição de filmes, com posterior análise crítica.  A exibição completa de um filme seguida da discussão de conteúdo pode ser utilizada como instrumento pedagógico significante para atingir objetivos educacionais humanísticos dos currículos dos cursos oferecidos pela FPS.
•    Projeto S.O.S Palhaçoterapia - ressignificação do ambiente hospitalar, da doença, do paciente, dos profissionais de saúde e da relação estudante-paciente contribuindo para a humanização do ambiente de saúde. 
•    Ação do Coração - Ação para doação de amor, carinho e respeito ao próximo através de oficinas de arte.

Os estudantes podem ingressar via Vestibular ou Transferência. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Coordenador do curso:

Drª Taciana Duque

tacianaduque@fps.edu.br Currículo Lattes

Duração: 6 anos
Horário: Integral

Clique aqui e seja FPS