Vestibular Nutrição FPS - 2020.1

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O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, este, possui importante papel na promoção, manutenção e recuperação da saúde, atuando também na prevenção de doenças de indivíduos e grupos populacionais. 
Mercado de Trabalho:
O nutricionista possui uma área de atuação profissional bem abrangente, podendo exercer sua profissão em consultórios, hospitais, escolas, creches, consultorias, home care, SPAs, academias e clubes desportivos, unidades de saúde, ensino, pesquisa, marketing, desenvolvimento de produtos e em unidades produtoras de refeições de hotéis e restaurantes.

 

Autorizado pela Portaria MEC Nº 112 - DOU 07/03/2013

aluna com camisa verde

O Curso

O curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde tem como proposta a interdisciplinaridade, a participação ativa dos alunos em situações problema da prática de saúde ao longo de todo curso e a integração de todas as ações do ensino-assistência-pesquisa-extensão, centrada na capacidade da educação permanente, valorizando comportamento ético, humanístico e social. Além disso, nossos estudantes vivenciam atividades práticas das diversas áreas de nutrição, essas atividades são realizadas no hospital de ensino-IMIP e conveniados, com supervisão de preceptores e docentes da faculdade. As atividades de vivência da prática profissional são desenvolvidas do 1º ao 5º período do curso, e nos dois últimos períodos do curso, através do estágio curricular supervisionado obrigatório, todas perpassando pelas três principais áreas de atuação do nutricionista.
 

Objetivos

Formar o Nutricionista generalista com competências voltadas às ciências da nutrição e áreas afins, com papel preponderante na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, em nível individual e coletivo, na perspectiva doutrinária do desenvolvimento humano voltado ao exercício pleno da cidadania, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Eixos temáticos

O Curso de Graduação em Nutrição da FPS possui uma metodologia diferenciada pois é centrado no estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem.

O currículo está organizado em quatro áreas temáticas:

  • Nutrição e desenvolvimento saudável
  • Nutrição no processo saúde-doença 
  • Qualidade dos alimentos
  • Ética na gestão, ensino e pesquisa 

Laboratórios

- Laboratório de Comunicação I e II
- Laboratório de Anatomia Modelos I e II
- Laboratório de Anatomia Imagem I e II
- Laboratório de Práticas nutricionais I e II
- Laboratório de Semiologia e Avaliação Nutricional I e II
- Laboratório de Análise Microbiológica
- Laboratório de Nutrição Enteral e Lactário I e II
- Laboratório de Técnica Dietética
- Laboratórios de Análise Sensorial
- Laboratório de Análises Fisico-química
- Laboratório de Tecnologia dos Alimentos
- Laboratório de Recursos Digitais

Prática profissional

Na atividade de vivência de prática profissional, que tem início no primeiro período do curso, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos de acordo com o nível de complexidade de cada período. Estes acompanham os níveis crescentes de conhecimento e autonomia do estudante nas diversas áreas da nutrição (Ex.: Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Lar geriátrico, Creches, Ambulatórios de nutrição, Nutrição clínica, Unidades Produtoras de Refeições). A atividade começa na primeira semana do curso e segue até o 5º período iniciando nos 7º e 8º períodos os estágios curriculares obrigatórios nas 3 grandes áreas de atuação do profissional nutricionista.

PESQUISA

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:

I. Responsabilidade social;

II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;

III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;

IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;

V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;

VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.

EXTENSÃO

As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, a FPS propõe-se a desenvolver uma política de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.

Desta forma, são desenvolvidos projetos, programas e atividades de extensão com o objetivo principal de promover a cidadania, entendendo que ensino, pesquisa e extensão são atividades indissociáveis e, quando articuladas produzem ações que contribuem tanto para o desenvolvimento cidadão e profissional do estudante como para a melhoria e transformação da realidade.

Para sistematizar essas atividades, a Política de Extensão da FPS trabalha com oito áreas temáticas:

Comunicação
Cultura
Direitos humanos e justiça
Educação
Saúde
Meio ambiente
Tecnologia e produção
Trabalho

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

Formas de Ingresso

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Nivelamento

Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica
Curso de Inglês
Curso de Bioquímica Básica

Módulo Optativo: LIBRAS

Período: 1º ao 8º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde. 

Fabricia Michelline Queiroz de Holanda Padilha

Coordenador do curso