Clique aqui e seja FPS

Nutrição

Autorizado pela PORTARIA Nº 112, de 7 de março de 2013 - Publicada no DO em 8 de março de 2013

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como a sua ação, interação e balanço em relação à saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e elimina os nutrientes. O nutricionista é um profissional, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade, podendo atuar nas mais diversas áreas abaixo citadas:
- Alimentação coletiva: atuando em Unidades de alimentação e Nutrição, restaurantes comerciais, institucionais, hotelaria, serviços de buffet, comissarias, alimentação escolar e alimentação do trabalhador
- Nutrição Clínica: hospitais e clínicas, consultórios, ambulatórios, SPAs, banco de leite humano, Atendimentos domiciliar, lactários.
- Saúde Coletiva: atuando em políticas públicas de saúde voltadas para a área de nutrição, atenção básica e vigilância sanitária.
- Nutrição esportiva: clubes esportivos, academias.
- Marketing na área de alimentos e nutrição: atuando no marketing e na publicidade científica voltada para alimentação e nutrição.
- Indústria de alimentos: atuando no desenvolvimento e produção de novos produtos alimentícios.
- Docência: atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão na área de alimentação e nutrição.

O curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde tem como proposta a interdisciplinaridade, a participação ativa dos alunos em situações problema da prática de saúde ao longo de todo curso e a integração de todas as ações do ensino-assistência-pesquisa-extensão, centrada na capacidade para a educação permanente, valorizando comportamento ético, humanístico e social. Além disso, nossos estudantes vivenciam atividades práticas das diversas áreas de nutrição, nos laboratórios do Campus e no hospital-escola, o IMIP.
 

Formar o Nutricionista generalista com competências voltadas às ciências da nutrição e áreas afins, com papel preponderante na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, em nível individual e coletivo, na perspectiva doutrinária do desenvolvimento humano voltado ao exercício pleno da cidadania, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

O Curso de Graduação em Nutrição da FPS possui uma metodologia diferenciada pois é centrado no estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem.
O currículo está organizado em quatro áreas temáticas:
Nutrição e desenvolvimento saudável: Aborda o desenvolvimento saudável do homem considerando as implicações dos processos interativos alimentação/nutrição no organismo, com base nas diferentes condições fisiológicas.
Nutrição no processo saúde - doença: Compreende como as doenças, nas suas especificidades etiopatogênicas, implicam com os processos anabólicos e catabólicos de energia e nutrientes, estabelecendo necessidades e referências próprias que devem ser devidamente identificadas e manejadas pelo nutricionista.
Qualidade dos alimentos: Aborda os conhecimentos acerca do alimento in natura e as modificações biotecnológicas e agroindustriais envolvidas neste processamento, destacando os fundamentos da legislação sanitária que disciplina a produção, conservação e comercialização de produtos alimentícios.
Ética na gestão, ensino e pesquisa: Aborda os princípios da formação e atuação do nutricionista destacando as bases éticas, com ênfase nos aspectos de saúde em nível individual, grupal e coletivo.

- Laboratório de Comunicação I e II
- Laboratório de Anatomia Modelos I e II
- Laboratório de Anatomia Imagem I e II
- Laboratório de Práticas nutricionais I e II
- Laboratório de Semiologia e Avaliação Nutricional I e II
- Laboratório de Análise Microbiológica
- Laboratório de Nutrição Enteral e Lactário I e II
- Laboratório de Técnica Dietética
- Laboratórios de Análise Sensorial
- Laboratório de Análises Fisico-química
- Laboratório de Tecnologia dos Alimentos
- Laboratório de Recursos Digitais

Na atividade de vivência de prática profissional, que tem início no primeiro período do curso, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos de acordo com o nível de complexidade de cada período. Estes acompanham os níveis crescentes de conhecimento e autonomia do estudante nas diversas áreas da nutrição (Ex.: Unidades de Saúde da Família, Lar geriátrico, Creches, Nutrição clínica). A atividade começa na primeira semana do curso e segue até o 5º período iniciando nos 7º e 8º períodos os estágios curriculares obrigatórios nas 3 grandes áreas de atuação do profissional nutricionista.
 

Diante da importância em articular atividades de ensino e extensão, o curso de nutrição em parceria com o projeto socioambiental da FPS desenvolveu o Projeto Cozinha Sustentável, que conta com a participação de um docente de nutrição e oito estudantes do curso de diversos períodos, cujo objetivo é realizar trabalho educativo de incentivo a prática ao aproveitamento integral e sustentável de alimentos para a promoção da saúde, diminuição do desperdício e do resíduo orgânico doméstico, assim como aumento da qualidade de vida das comunidades que apresentam alta vulnerabilidade social. O aproveitamento integral dos alimentos, que apresentam formas alternativas do uso do alimento como um todo, mostrando como aproveitá-los integralmente ou ao máximo possível, a fim de diminuir o descarte de alimentos que podem ser utilizados de inúmeras maneiras, com um menor custo e maior aproveitamento nutricional.

Cursos de Extensão
Os estudantes contam também com cursos de nivelamento na modalidade em EAD: introdução à bioquímica, cálculos básicos e português.

Coordenador do curso:

Fabricia Michelline Queiroz de Holanda Padilha

contato@fps.edu.br Currículo Lattes

Duração: 4 anos
Horário: Manhã

Clique aqui e seja FPS