A proposta pedagógica do curso de Psicologia da FPS aposta na quebra das fronteiras rígidas entre as disciplinas, propiciando assim uma ação voltada para a participação ativa e criativa do estudante na construção de seu conhecimento. A necessidade de intervenção deve estar articulada ao contexto social, à capacidade de utilização dos recursos teóricos disponíveis e ao compromisso com a ética e a responsabilidade no âmbito da saúde.

 

Reconhecido pela Portaria n° 127, de 28/04/16 - DOU 02/05/2016

 

aluna com camisa verde

O Curso

AA proposta educacional do curso de Psicologia da FPS aposta na quebra das fronteiras rígidas que durante vários séculos ergueram barreiras intransponíveis entre as disciplinas. A intervenção psicológica deve estar articulada ao contexto social, a capacidade de utilização de recursos teóricos metodológicos disponíveis e ao compromisso com uma postura ética e responsável, privilegiando ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial.

Objetivos

Graduar Psicólogos a serem capazes de intervir com ética e responsabilidade, aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, levando-se em conta os principais problemas de saúde pública com uma visão humanística e compromisso social.

Eixos temáticos

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Psicologia propõe quatro eixos temáticos: 

  • Ética do desejo e da responsabilidade; 
  • Desenvolvimento e Comportamento Humano;
  • Dinâmica e Relações Humanas;
  • A constituição da subjetividade: o sujeito, o seu meio e a cultura.

Laboratórios

- Laboratório de Anatomia e Modelos
- Laboratório de Recursos Digitais
- Laboratório de Comunicação 
- Laboratório de Psicologia Experimental
- Laboratório de Observação de Bebês
- Laboratório de Avaliação e Medidas I e II
- Laboratório de Comunicação e Ética Profissional
- Laboratório de Produção Científica I
- Laboratório Ênfase 1-  Psicologia da Saúde I: Prevenção e Promoção
- Laboratório da Ênfase 2 - Processos Clínicos e Avaliação Diagnóstica  I

 

Prática profissional

Na atividade de prática profissional que se inicia no primeiro período, os estudantes participarão de grupos tutoriais, atividades práticas no IMIP, na comunidade, em creches, em escolas, em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em Programa de Saúde da Família (PSF), em dinâmica das relações humanas, nas Oficinas de Trabalho em Psicologia, em laboratórios e integração com apresentação de Seminários e Conferências.

Extensão

Palhaçoterapia (coordenação Camila Vieira) - Objetiva trabalhar a ressignificação do ambiente hospitalar, da doença, do paciente, dos profissionais de saúde e da relação estudante-paciente através de atuações da Técnica Clownesca. 
Cine Clube (participação da elaboração da proposta das tutoras Juliana Guerra, Deborah Foinquinos, Michele Tarquino) e Murilo Brito. O Cineclube da FPS visa aproximar os estudantes da sétima arte e estimular a ampla reflexão sobre diversos temas da vida e do imaginário humano, abrindo espaço para convivência harmônica e interlocuções variadas, acreditando na ampliação da formação humanística e plural de todos os participantes. Acreditamos ser possível desdobrar a relação CINEMA-EDUCAÇÃO, formar novos e bons hábitos de convivência e integração entre os estudantes, tutores e funcionários onde a cada um dos participantes é não só permitida como estimulada a possibilidade de colocação das opiniões de forma livre e singular.  O Cinema é aqui entendido como um instrumento de auxílio no desenvolvimento da capacidade de pensar, o livre pensar. O Cinema educa através dos sentidos: a sensibilidade do olhar, do sentir e do refletir. 

Formas de Ingresso

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma. 
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. 

Nivelamento

Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica
Curso de Inglês

Módulo Optativo: LIBRAS

Período: 1º ao 8º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde. 

Deborah Foinquinos Krause, MSMI.

Coordenador do curso