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APRESENTAÇÃO

O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de saúde foi criado em 2011, com o intuito de contribuir com a resolução de problemas reais identificados na prática profissional, fortalecendo assim a educação e o ensino em saúde na região Nordeste.

Trata-se de um programa stricto sensu de cunho multiprofissional que discute de forma ativa e inovadora as dimensões dos processos cognitivos de aprendizagem, pesquisa e elaboração de projetos, além da gestão de processos educacionais na saúde, com ênfase na análise e (re)desenho curricular, desenvolvimento de expertise e de produtos educacionais, habilidades profissionais e práticas docentes nos múltiplos ambientes de ensino-aprendizagem da saúde com foco nas metodologias ativas de ensino e com a participação de docentes e discentes na construção colaborativa do conhecimento.

O principal objetivo do programa é prover formação técnico-científica pós-graduada à docentes, preceptores e profissionais que comprovadamente atuam em processos educacionais na área de ensino em saúde tornando-os altamente qualificados para identificar problemas reais e buscar soluções, formando um perfil de profissional mais crítico, reflexivo e inovador, capaz de intervir e impactar positivamente na sua área de atuação.

O curso é regulamentado pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). Vide Portaria DOU nº609, de 14 de março de 2019.


Área de Concentração: Educação na Área de Saúde


Coordenador do curso:
PROF. JOSÉ ROBERTO DA SILVA JUNIOR
roberto.junior@fps.edu.br 

Coordenadora Adjunta:
PROF. JULIANY VIEIRA
julianyvieira@fps.edu.br

Público-Alvo

Docentes, preceptores e profissionais de nível superior que comprovadamente atuam em processos educacionais na área de ensino em saúde.

Objetivos

Objetivo Geral

O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde tem por objetivo prover formação técnico-científica pós-graduada à docentes, preceptores e profissionais de nível superior que comprovadamente atuam em processos educacionais na área de ensino em saúde.

Objetivos Específicos

  • Promover formação altamente qualificada, de forma que o discente produza conhecimento e desenvolva habilidades para o desenvolvimento de docência e pesquisas em ensino na área da saúde a partir da identificação de problemas reais de sua prática profissional, utilizando-se de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
  • Promover o desenvolvimento de profissionais, preceptores e docentes mais críticos, reflexivos e inovadores, capazes de avaliar processos de ensino, desenvolver produtos, gerir e promover ações e mudanças inovadoras dentro do seu ambiente profissional, tanto na esfera pública quanto privada;
  • Promover formação interprofissional conferindo capacidade técnica, pedagógica e científica ao discente, voltada para o desenvolvimento de educação permanente, além de avaliação, produtos e ações educacionais com foco na atenção à saúde integral e de melhor qualidade, comprometida com o fortalecimento e consolidação do SUS.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação em Saúde

Linhas de Pesquisa:

  • ESTRATÉGIAS, AMBIENTES E PRODUTOS EDUCACIONAIS INOVADORES: Investiga como o processo de ensino-aprendizagem promove o desenvolvimento de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes), destacando a utilização de diferentes estratégias e ambientes educacionais com ênfase em metodologias ativas. Propõe o desenvolvimento de produtos educacionais como agentes transformadores para os serviços de saúde e educação, considerando o contexto e as especificidades regionais.

    PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS: Propõe estratégias de planejamento e de gestão educacional enfatizando os processos organizacionais, de liderança, gestão do conhecimento, bem como o desenvolvimento de modelos instrucionais de análise e (re)desenho de currículos na área da saúde. Destaca abordagens inovadoras de avaliação de aprendizagem em ambientes educacionais e cenários de prática.  

 

Estrutura Curricular

Módulo e Carga horária

  • O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde terá um mínimo 46 créditos dos quais 32 são para os módulos (disciplinas) obrigatórios, 4 para os módulos (disciplinas) optativos e 10 créditos para elaboração e defesa da dissertação.
  • No total, o curso terá uma carga horária mínima de 690 de horas.
  • Será exigido um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nos módulos (disciplinas) cursados;
  • Os módulos (disciplinas) serão ministrados em forma de exposição, seminários, discussão em grupo, trabalhos práticos, investigação, estágios ou outros procedimentos didáticos próprios de cada área, incluindo treinamento em serviço e atividades extramuros, como por exemplo, nos projetos de extensão.
  • Além dos módulos (disciplinas), a estrutura curricular prevê a elaboração do trabalho de conclusão de curso (Dissertação) que deve contribuir para o desenvolvimento de produtos técnicos e científicos com aplicabilidade prática para o ensino na área de educação e saúde, devendo o pós-graduando demonstrar capacidade de domínio e sistematização do tema e da metodologia científica adotada.


Módulos (Disciplinas) obrigatórios:  

  1. O SUS e a Educação no Brasil (2 créditos/30horas);
  2. Processo de ensino-aprendizagem: Aprendizagem e Cognição (4 créditos/60horas);
  3. Introdução à Pesquisa em Educação (3 créditos/45horas);
  4. Análise e Desenho de currículos na Saúde (4 créditos/60horas);
  5. Avaliação e garantia de qualidade (4 créditos/60horas);
  6. Habilidades profissionais e práticas docentes (4 créditos/60horas);
  7. Metodologia e Elaboração de Projetos de Pesquisa em Educação (5 créditos/75horas);
  8. Liderança, Organização e Gestão educacional (3 créditos/45horas);
  9. Docência e Planejamento Educacional (3 créditos/45horas).

 

Módulos (Disciplinas) optativos: 

  1. Antropologia em Saúde – (2 créditos/30horas)
  2. Recursos humanos em saúde e formação profissional em APS (Atenção Primária em Saúde) - (2 créditos/30horas)
  3. Bioética - (2 créditos/30horas)
  4. Ciência e tecnologia aplicada à educação em saúde (2 créditos/30horas);
  5. Tópicos avançados em pesquisa em educação em saúde (2 créditos/30horas);
  6. Avaliação de Políticas e Programas de Saúde - (2 créditos/30horas).

 

O programa desenvolve ainda atividades extramuros, como por exemplo, visitas ao campo de prática profissional e/ou local de trabalho do discente pelos orientadores como forma de supervisionar a prática profissional do mestrando e auxiliá-lo no desenvolvimento de alternativas para a resolução dos problemas propostos para o desenvolvimento da pesquisa no mestrado, possibilitando a identificação de demandas e acompanhamento da implementação de produções adequadas, de acordo com a real necessidade dos serviços.

Além disso, os mestrandos contam com cenários de prática real no hospital escola da FPS, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira -  IMIP e são estimulados a participarem de projetos de extensão da Instituição . Com isso, busca-se ampliar a visão de atuação profissional e estimular a busca de conhecimento para desenvolver habilidades e competências necessárias para a atuação profissional nos diferentes contextos educacionais da saúde.

Os módulos (disciplinas) optativos poderão ser cursados em uma das Pós-graduações stricto sensu da FPS ou de outra Instituição, desde que reconhecidas pelo MEC e validadas pelo Colegiado do Programa. Mantemos uma parceria estabelecida com o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP (cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Saúde Integral) que anualmente disponibiliza vagas em suas disciplinas optativas para os nossos mestrandos.

 

Parcerias

Nacionais

  • Secretarias de saúde (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e Moreno);
  • Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP (hospital de ensino da FPS);
  • Empresa Algo Mais
  • Sispat 
  • FOZ - Centro de Inovação em Saúde e Educação – FOZ

Internacionais

  • University of Miami 

 

Regime de aulas

Os módulos acontecem nas sextas-feiras (17h às 22h) e sábados (8h às 18h), quinzenalmente. Em apenas um dos módulos haverá atividades em outros dias e horários da semana, comunicados com antecedência.
Os horários de acompanhamento e desenvolvimento da dissertação são definidos em conjunto com o orientador ao longo da semana.

 

Documentos

Regimento da Pós-graduação da FPS
Regimento do curso
Calendário de atividades - Turma 08 (2018-2020)
Calendário de atividades - Turma 09 (2019-2021)
Calendário Anual (2019) de atividades da Pós-graduação
Comunicado sobre os procedimentos e orientações da Pós-graduação Stricto Sensu da FPS - COVID-19
Cronograma de atividades docentes 2020.2

Processo Seletivo

Edital de Seleção nº 053/2018
Resultado – 1ª etapa e cronograma de entrevistas
Resultado Final
Resultado Final após recurso
Edital de Seleção para vagas remanescentes nº006/2019
Edital seleção 2019
Errata do edital de seleção
Edital nº066 2019 - vagas remanescentes
Edital seleção 2020

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Nosso curso de Mestrado é presencial, e como parte integrante das metodologias ativas, principalmente considerando a expertise da FPS com a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, os estudantes são estimulados a utilizarem como ferramenta de apoio um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como parte integrante das suas atividades para discussão de objetivos de aprendizagem dos grupos tutoriais, contato com os colegas para troca de informações em grupos de discussão ou mesmo com os docentes do mestrado ao longo do curso. 
O uso dessa ferramenta facilita o acompanhamento dos estudantes considerando o intervalo entre as atividades de sala de aula na FPS. É também um ambiente utilizado para disponibilização de notas das atividades e para dar e receber feedback entre coordenação, discentes e docentes.

 

 

Dissertações

Produtos Técnicos e Educacionais

Inovação

  • Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da FPS
  • Núcleo de educação à distância (EAD)
  • Centro de Inovação em Saúde e Educação – FOZ

 

 

Egressos

Repositório Institucional

O repositório institucional da FPS é o local de acesso a informações advindas dos produtos técnicos, dissertações e outras informações acadêmicas provenientes de  produções da graduação, iniciação científica e da pós graduação lato e stricto sensu. Além de acompanhar a produção intelectual da instituição, reúne, divulga e facilita o acesso a informações confiáveis e seguras.

 

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