O Programa de Pós-graduação da FPS contempla o Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde que visa produzir conhecimento acadêmico e profissional a partir da investigação de situações relacionadas à educação e à prática do ensino na saúde, em sua interface nos diversos ambientes de serviço desta área. Trata-se de um programa stricto sensu de cunho multiprofissional que discute de forma ativa e inovadora as dimensões do processo cognitivos de aprendizagem, pesquisa e elaboração de projetos educacionais na saúde, com ênfase nos processos avaliativos, análise e (re)desenho curricular, desenvolvimento de expertise educacional e habilidades profissionais e práticas docentes em múltiplos ambientes de aprendizagem com vistas a interdisciplinaridade. O principal objetivo do Programa é prover formação pós-graduada avançada para docentes das diversas áreas do conhecimento e preceptores da área de saúde, tornando-os altamente qualificados para pesquisa, docência e desenvolvimento do ensino na área de saúde, formando um perfil de docente mais crítico, reflexivo e inovador na sua atuação profissional. O programa iniciou em 2011 e utiliza como base, metodologias ativas com a participação de docentes e discentes na construção colaborativa do conhecimento.


Área de Concentração: Educação na Área de Saúde

Coordenador do curso:
PROF. JOSÉ ROBERTO DA SILVA JUNIOR
roberto.junior@fps.edu.br 

Coordenadora Adjunta:
PROF. JULIANY VIEIRA
julianyvieira@fps.edu.br

aluna com camisa verde

Linhas de Pesquisa

  • ESTRATÉGIAS, AMBIENTES E PRODUTOS EDUCACIONAIS INOVADORES: Investiga como o processo de ensino-aprendizagem promove o desenvolvimento de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes), destacando a utilização de diferentes estratégias e ambientes educacionais com ênfase em metodologias ativas. Propõe o desenvolvimento de produtos educacionais como agentes transformadores para os serviços de saúde e educação, considerando o contexto e as especificidades regionais.

 

  • PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS: Propõe estratégias de planejamento e de gestão educacional enfatizando os processos organizacionais, de liderança, gestão do conhecimento, bem como o desenvolvimento de modelos instrucionais de análise e (re)desenho de currículos na área da saúde. Destaca abordagens inovadoras de avaliação de aprendizagem em ambientes educacionais e cenários de prática.  

OBJETIVOS

Objetivo Geral
Prover a formação pós-graduada avançada para docentes das diversas áreas do conhecimento e preceptores da área de saúde, tornando-os altamente qualificados para a pesquisa, docência e desenvolvimento do ensino na área de saúde, formando um perfil de profissional mais crítico, reflexivo e inovador na sua atuação.

Objetivos Específicos

  • Prover uma formação altamente qualifica à docentes e preceptores, de forma que desenvolvam habilidades para o desenvolvimento de pesquisa e de projetos em educação na área da saúde;
  • Promover a formação interprofissional voltada para o desenvolvimento de ações educacionais com foco na atenção à saúde integral e de melhor qualidade, comprometida com o fortalecimento e consolidação do SUS;
  • Promover o desenvolvimento do profissionais, preceptores e docentes, capazes de gerir e promover mudanças e inovações na formação de outros profissionais;
  • Aprimorar o desenvolvimento do profissional de saúde na construção de um perfil docente mais crítico, reflexivo e inovador dentro dos ambientes de prática profissional, na esfera pública e privada.

DOCENTES PERMANENTES

- Ana Rodrigues Falbo
- Carmina Silva dos Santos
- Edvaldo da Silva Souza
- Flávia Patrícia Morais de Medeiros  
- Gilliatt Hanois Falbo
- José Roberto da Silva Junior
- Juliana Monteiro Costa
- Juliany Silveira Bráglia
- Luciana Marques Andreto
- Monica Cristina Batista de Melo
- Reneide Muniz da Silva
- Patrícia Gomes de Matos Bezerra
- Taciana Duque de Almeida Braga

MÓDULOS E CARGA HORÁRIA

Módulos (Disciplinas) obrigatórios: 

1.O SUS e a Educação no Brasil (2 créditos/30horas);
2.Processo de ensino-aprendizagem: Aprendizagem e Cognição (4 créditos/60horas); 
3.Introdução à Pesquisa em Educação (3 créditos/45horas);
4.Análise e Desenho de currículos na Saúde (4 créditos/60horas);
5.Avaliação e garantia de qualidade (4 créditos/60horas);
6.Habilidades profissionais e práticas docentes (4 créditos/60horas);
7.Metodologia e Elaboração de Projetos de Pesquisa em Educação (5 créditos/75horas);
8.Liderança, Organização e Gestão educacional (3 créditos/45horas);
9.Docência e Planejamento Educacional (3 créditos/45horas).

Módulos (Disciplinas) optativos: 

1. Antropologia em Saúde – (2 créditos/30horas)
2. Recursos humanos em saúde e formação profissional em APS (Atenção Primária em Saúde) - (2 créditos/30horas)
3. Bioética - (2 créditos/30horas)
4. Ciência e tecnologia aplicada à educação em saúde (2 créditos/30horas);
5. Tópicos avançados em pesquisa em educação em saúde (2 créditos/30horas);
6. Avaliação de Políticas e Programas de Saúde - (2 créditos/30horas).

  • Os módulos (disciplinas) optativos poderão ser cursados em uma das Pós-graduações stricto sensu da FPS ou de outra Instituição, desde que reconhecidas pelo MEC e validadas pelo Colegiado do Programa. Mantemos uma parceria estabelecida com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral do IMIP (cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Saúde Integral) que anualmente disponibiliza vagas em suas disciplinas optativas para os nossos mestrandos.
  • O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde terá um mínimo 46 créditos dos quais 32 são para os módulos (disciplinas) obrigatórios, 4 para os módulos (disciplinas) optativos e 10 créditos para elaboração e defesa da dissertação. 
  • No total, o curso terá uma carga horária mínima de 690 de horas. 
  • Será exigido um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nos módulos (disciplinas) cursados;
  • Os módulos (disciplinas) serão ministrados em forma de exposição, seminários, discussão em grupo, trabalhos práticos, investigação, estágios ou outros procedimentos didáticos próprios de cada área, incluindo treinamento em serviço e atividades extramuros, como por exemplo, nos projetos de extensão.
  • Além dos módulos (disciplinas), a estrutura curricular prevê a elaboração do trabalho de conclusão de curso (Dissertação) que deve contribuir para o desenvolvimento de produtos técnicos e científicos com aplicabilidade prática para o ensino na área de educação e saúde, devendo o pós-graduando demonstrar capacidade de domínio e sistematização do tema e da metodologia científica adotada.
     

Dissertações

Acesse abaixo os resumos das dissertações defendidas:

Livro de Resumo das dissertações turmas 1 e 2 
Livro de Resumo das dissertações turmas 3 e 4 (disponível em breve)
Livro de Resumo das dissertações turmas 5 e 6 (disponível em breve)

As dissertações e produtos das dissertações - técnicos e bibliográficos - estarão disponíveis na íntegra em nosso repositório institucional. Clique aqui para acessar. 

Regime de aulas

Os módulos acontecem nas sextas-feiras (17h às 22h ) e sábados (8h às 18h), quinzenalmente. Em apenas um dos módulos haverá atividades em outros dias e horários da semana, comunicados com antecedência.

Os horários de acompanhamento e desenvolvimento da dissertação são definidos em conjunto com o orientador

Editais e documentos

  • Documentos

Regimento Interno da Pós-graduação
Regimento Interno do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Calendário de atividades - Turma 08 (2018-2020)

Calendário Anual (2019) de atividades da Pós-graduação

 

  • Editais de seleção

Edital de Seleção nº 053/2018 
Resultado – 1ª etapa e cronograma de entrevistas
Resultado Final
Resultado Final após recurso
Edital de Seleção para vagas remanescentes nº006/2019

 

Acesso ao fórum

Clique aqui para acessar o fórum

 

Links úteis

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES 

Plataforma sucupira 

Plataforma Brasil 

Qualis - Plataforma sucupira - CAPES 

Portal Periódicos CAPES 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq 

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco 

Detector de Plágio 

Patentescope (Search International and National Patent Collections) 

 

Público alvo

Profissionais graduados em cursos de saúde em geral, além de profissionais de áreas afins que atuem no campo de educação para profissionais de saúde.

JOSÉ ROBERTO DA SILVA JUNIOR, Dr.

Coordenador do curso