O Programa de Pós-graduação da FPS contempla Mestrado Profissional em Educação para o  Ensino na Área de Saúde visa produzir conhecimento acadêmico e profissional a partir da investigação de situações relacionadas à educação e à prática do ensino na saúde, em sua interface nos diversos ambientes de serviço desta área. Trata-se de um programa Stricto Sensu de cunho multiprofissional que discute de forma ativa e inovadora as dimensões do processo cognitivos de aprendizagem, pesquisa e elaboração de projetos educacionais na saúde, com ênfase nos processos avaliativos, análise e (re)desenho curricular, desenvolvimento de expertise educacional e habilidades profissionais e práticas docentes em múltiplos ambientes de aprendizagem. O principal objetivo é prover formação pós-graduada avançada para docentes e preceptores das diversas áreas da saúde, tornando-os altamente qualificados para a pesquisa e o desenvolvimento educacional na saúde, formando um perfil de docente mais crítico, reflexivo e inovador na sua atuação profissional. O programa iniciou em 2011 e utiliza como base metodologias ativas com a participação de docentes e discentes na construção colaborativa do conhecimento.
 
Área de Concentração: Educação na Área de Saúde

Coordenador do curso:
PROF. JOSÉ ROBERTO DA SILVA JUNIOR
roberto.junior@fps.edu.br 

Coordenadora Adjunta:
PROF. JULIANY VIEIRA
 

aluna com camisa verde

Linhas de Pesquisa

  • ESTRATÉGIAS, AMBIENTES E PRODUTOS EDUCACIONAIS INOVADORES: Investiga como o processo de ensino-aprendizagem promove o desenvolvimento de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes), destacando a utilização de diferentes estratégias e ambientes educacionais com ênfase em metodologias ativas. Propõe o desenvolvimento de produtos educacionais como agentes transformadores para os serviços de saúde e educação, considerando o contexto e as especificidades regionais.

 

  • PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS: Propõe estratégias de planejamento e de gestão educacional enfatizando os processos organizacionais, de liderança, gestão do conhecimento, bem como o desenvolvimento de modelos instrucionais de análise e (re)desenho de currículos na área da saúde. Destaca abordagens inovadoras de avaliação de aprendizagem em ambientes educacionais e cenários de prática.  

OBJETIVOS

  • Prover uma formação pós-graduada avançada a um grupo de docentes e preceptores, tornando-os altamente qualificados para a pesquisa e o desenvolvimento em educação na área da saúde.
  • Promover a formação de profissionais de saúde melhor preparados para prestar uma atenção à saúde integral e de melhor qualidade, comprometida com o fortalecimento e consolidação do SUS.
  • Promover o desenvolvimento do profissional de saúde e docente, capaz de gerir e promover mudanças e inovações na formação de outros profissionais da área.
  • Aprimorar o desenvolvimento do profissional de saúde na construção de um perfil docente mais crítico, reflexivo e inovador dentro dos ambientes de prática profissional, na esfera pública e privada, com ênfase no fortalecimento do SUS.

DOCENTES PERMANENTES

- Ana Falbo
- Carmina Silva dos Santos
- Edvaldo da Silva Souza
- Flávia Morais 
- Gilliatt Hanois Falbo
- Juliana Monteiro Costa
- Juliany Silveira Bráglia
- Leopoldo N F Barbosa
- Luciana Marques Andreto
- Monica Cristina Batista de Melo
- Reneide Muniz 
- Patrícia Gomes de Matos Bezerra
- Taciana Duque de Almeida Braga

MÓDULOS E CARGA HORÁRIA

1.O SUS e a Educação no Brasil - Créditos: 2
2.Processo de ensino-aprendizagem: Aprendizagem e Cognição - Créditos: 4
3.Introdução à Pesquisa em Educação - Créditos: 3
4.Análise e Desenho de currículos na Saúde - Créditos: 4
5.Avaliação e garantia de qualidade - Créditos: 4
6.Habilidades profissionais e práticas docentes - Créditos: 4
7.Metodologia e Elaboração de Projetos de Pesquisa em Educação - Créditos:5
8.Liderança, Organização e Gestão educacional - Créditos: 3
9.Docência e Planejamento Educacional - Créditos: 3
Eletivas
1.Antropologia em Saúde - Créditos: 2
2.Recursos humanos em saúde e formação profissional em APS (Atenção Primária em Saúde) - Créditos:2
3.Bioética - Créditos: 2
4.Ciência e Tecnologia aplicada à educação em saúde - Créditos: 2
5.Avaliação de Políticas e Programas de Saúde - Créditos:2
 
- Outras disciplinas Eletivas/Optativas podem ser realizadas quando disponibilizadas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Materno Infantil do IMIP (cursos de mestrado acadêmico e doutorado em saúde materno infantil), com anuência do orientador.
- O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde terá um mínimo 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas/módulos, sendo 32(trinta e dois) créditos correspondentes às disciplinas obrigatórias e a elaboração da dissertação, e 04 (quatro) às disciplinas/módulos eletivos.
- No total, o curso terá uma carga horária 540 de horas.
- Nas disciplinas/módulos será exigido um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.
- As disciplinas/módulos serão ministradas em forma de exposição, seminários, discussão em grupo, trabalhos práticos, investigação, estágios ou outros procedimentos didáticos próprios de cada área, incluindo treinamento em serviço e atividades extramurais.

REGIME DE AULAS

Os módulos acontecem nas sextas-feiras (17h às 22h ) e sábados(8h às 18h), quinzenalmente. Em apenas um dos módulos haverá atividades em outros dias e horários da semana.

Os horários de acompanhamento e desenvolvimento da dissertação são definidos em conjunto com o orientador

EDITAIS E DOCUMENTOS

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Acesso ao fórum

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JOSÉ ROBERTO DA SILVA JUNIOR, Dr.

Coordenador do curso