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APRESENTAÇÃO

O Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde contempla uma área em ascensão no Brasil. Além de possibilitar novas propostas de atuação em uma perspectiva interdisciplinar, favorece a interlocução com o Sistema Único de Saúde e promove a integração entre conhecimentos advindos de teorias e demandas sociais nos vários campos de atuação. Trata-se de um programa profissional pioneiro na região norte e nordeste.

As atividades visam desenvolver competências profissionais voltadas para implementar programas de avaliação, intervenção e avaliação em cenários de prática, ampliar e aperfeiçoar práticas em diferentes contextos, públicos ou privados, nos quais são observadas condições de vulnerabilidade, de adoecimento e agravos a saúde física e mental da população.

Através da interface entre conhecimentos acadêmicos e a psicologia da saúde aplicada o trabalho final objetiva produzir produtos educacionais,  metodologias, tecnologias e intervenções transformadoras e resolutivas.  

O curso é regulamentado pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES) vide número 727/2016 homologado na reunião 163 do Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em 05/10/2016. Vide Portaria DOU nº259, de 15 de fevereiro de 2017.

 

Coordenador do curso:
PROF. LEOPOLDO BARBOSA, Dr.
leopoldo@fps.edu.br
 

Vice-coordenadora do curso:
PROFª MÔNICA MELO, Dra.
 

 

Público-Alvo

Profissionais de psicologia, educação e  de saúde em geral.

Objetivos

  • Desenvolver conhecimento científico e ético em psicologia da saúde a partir de referenciais teóricos e metodológicos importantes na apreensão de fenômenos biopsicossociais;

  • Considerar características e necessidades regionais e implementar propostas de programas de avaliação e promoção de ações em saúde considerando o indivíduo, a família, o grupo, a comunidade, etnia, gênero e sua interface com os ciclos da vida: bebê, criança, adolescente, adulto e idoso;

  • Compreender e discutir fatores contextuais e do comportamento humano que contribuem para o adoecimento ou a prevenção das doenças, tais como: avaliação das abordagens em saúde, desenvolvimento de políticas e estratégias educacionais de promoção de saúde e formação profissional para atuação em novos espaços de atenção à saúde.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Psicologia da Saúde

Linhas de Pesquisa:

  • PROCESSOS CLÍNICOS E OS CICLOS DA VIDA: Análise de perspectivas teóricas e metodológicas nos ciclos da vida. Desenvolvimento de propostas de programas, políticas, ferramentas, técnicas e produtos educacionais para intervenção nos planos individual, grupal, comunitário, institucional e diversos contextos sócio-culturais. Implementação e implantação de programas e ações em psicologia da saúde que considerem o efeito das mudanças contemporâneas relacionadas com a vivência de situações de crise, tais como: doenças crônicas, mudanças de hábitos e estilo de vida, perdas, novas configurações familiares, aposentadoria, resiliência, comunicação em saúde, entre outras que interferem na qualidade de vida, dinâmica familiar, nas relações sociais e nas respostas emocionais do sujeito.

 

  • AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PROMOÇÃO DE AÇÕES EM SAÚDE: Desenvolvimento de pesquisas que visam identificar dispositivos de investigação e programas de intervenção em diferentes cenários públicos ou privados em que o comportamento humano, de proteção ou de risco, pode contribuir para o adoecimento, o agravo ou a prevenção de doenças tais como, hospital, escola, centros de saúde comunitários, organizações não-governamentais entre outros. Identificar etiologias e disfunções associadas ao adoecimento, elaborar propostas e programas de intervenção para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Implementar a comunicação entre equipes de saúde, promover ações em saúde através da discussão de estudos de caso, compreender os processos grupais e socioculturais a partir da interface com a psicologia da saúde.

Estrutura Curricular

Módulos e Carga horária

  • A conclusão do curso exige a obtenção de 36 créditos (sendo 6 créditos para a produção do seu trabalho de conclusão de curso/dissertação).
  • O mestrando deverá cursar 24 créditos em módulos obrigatórios, pelo menos 6 créditos em módulos optativos e 6 créditos da elaboração da dissertação. Cada crédito teórico ou prático equivale a 15 horas. No total, o curso terá uma carga horária mínima de 540 horas.

Módulos Obrigatórios

  1. Epistemologia e Psicologia da Saúde - 4 créditos
  2. Métodos de pesquisa na elaboração de dissertações - 4 créditos
  3. Pesquisas atuais em psicologia da saúde - 3 créditos
  4. Psicologia da saúde e interfaces com o SUS - 4 créditos
  5. Promoção, prevenção e comunicação em saúde - 3 créditos
  6. Processos clínicos e avaliação diagnóstica em psicologia da saúde - 3 créditos
  7. Estágio de docência - 3 créditos

Módulos Optativos:

  1. Psicologia, sociedade e contemporaneidade - 3 créditos
  2. Comportamento, cultura e subjetividade em saúde - 3 créditos
  3. Seminário do laboratório de Processos clínicos e os ciclos da vida - 3 créditos
  4. Seminário do laboratório de Avaliação psicológica e promoção de ações em saúde - 3 créditos
  5. O curso terá periodicidade anual com 24 vagas por seleção.
Ementas dos módulos/disciplinas

Parcerias

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Regime de aulas

Os módulos acontecem nas sextas-feiras (17h às 22h) e sábados (8h às 18h), quinzenalmente. Em apenas um dos módulos haverá atividades em outros dias e horários da semana, comunicados com antecedência.

Os horários de acompanhamento e desenvolvimento da dissertação são definidos em conjunto com o orientador ao longo da semana.

Documentos

PDI 2020-2024
Regimento Interno da FPS
Regimento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu
Regimento do MP Psicologia da Saúde
Calendário de aulas Turma 4 2019-2021
Modelo institucional de ppt

Processo Seletivo

Processo seletivo 2020: www.fps.edu.br/mestrado

 

 

 

Edital Turma 4 2019-2021
Resultado final Turma 4 2019-2021
Resultado final remanescentes Turma 4 2019-2021
Edital seleção 2020

Ambiente Virtual de Aprendizagem

A utilização de metodologias ativas e da aprendizagem baseada em problemas (ABP) ampliam o conhecimento teórico-prático e o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos profissionais para a sua atuação.
Além de atividades de exposição, são realizados grupos de tutoria, utilizados laboratórios e ambientes de simulação e prática real. 
O acompanhamento entre as atividades também utiliza um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), objetivando manter o estudante conectado ao seu grupo de tutoria e também é base para o seguir objetivos de aprendizagem e colaborar com a aprendizagem dos colegas. 
A proposta é ampliar a visão de atuação profissional e estimular a busca de conhecimento para desenvolver habilidades e competências necessárias para a atuação em diferentes contextos. 

 

Dissertações

Dissertações

Produtos Técnicos e Educacionais

Os Produtos Técnicos, de acordo com a CAPES, devem respeitar as seguintes definições e conceitos: produto, serviço, processo/atividade e relevância/utilidade. Além disso, devem ser considerados o seu impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. Trata-se de um resultado palpável decorrente de uma atividade docente ou discente que pode ser realizada de forma individual ou em grupo.  Maiores informações podem ser consultadas do documento anexo proposto pelo Grupo de Trabalho
 

 

Guia de produtos técnicos

Inovação

As metodologias ativas de aprendizagem incentivam a autonomia do estudante na busca de informações e simultaneamente estimulam práticas colaborativas para a construção do conhecimento.

A FOZ – Centro de Inovação em Saúde e Educação tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação nas áreas de saúde e educação.
Objetiva conectar estudantes, profissionais da saúde e da educação, inovadores, empreendedores, investidores e startups a desenvolverem novos produtos, tecnologias, soluções e serviços que possam trazer impactos no desenvolvimento educacional e nos tratamentos de saúde.

Egressos

Turma 1 – 2016-2018

Nome do egresso

Renata Teti Tuburcio Maia 
Patricia Cristine de F Guedes Wanderley 
Rossandra Melo B Sampaio de Oliveira 
Nielky Kalliellanya da Nobrega 
Danielle Barbosa Maciel de Souza Teixeira 
Italo Bruno Gomes 
Maria Luiza da Cunha Rego 
Monica de Oliveira Soares 
Consuelo Cavalcanti de Moraes 
Tábatah Bezerra Oliveira 
IsaVanessa Rocha Lima 
Norma Lucia Maia Galindo

 

Turma 2 – 2017-2019

Nome do egresso

Ery de Albuquerque Magalhães Neto 
Andressa Mendonça da Costa Brito 
Teuman de Marillac Alves Fonsêca Maia 
Amanda Cristina Ramos de Oliveira 
Renata Lins de Souza Times 
Adriana Pereira Martiniano 
Robson Lucio Silva de Menezes 
Ana Paula Costa Cabral 

 

Repositório Institucional

O repositório institucional da FPS – Repositório Salus –  é o local de acesso a informações advindas dos produtos técnicos, dissertações e outras informações acadêmicas provenientes de  produções da graduação, iniciação científica e da pós graduação lato e stricto sensu. 
Além de acompanhar a produção intelectual da instituição, reúne, divulga e facilita o acesso a informações confiáveis e seguras.
repositorio.fps.edu.br/

 

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