Tem sido cada vez maior o número de pessoas diagnosticadas dentro do transtorno do espectro do autismo. Várias barreiras relacionadas ao diagnóstico precoce foram quebradas e há um movimento crescente de conscientização de famílias, profissionais das áreas de saúde e educação e da sociedade como um todo. Pessoas com autismo necessitam de assistência contínua e intensiva, em geral, por longos períodos de suas vidas. Suas famílias, ao mesmo tempo, precisam de suporte e orientação, e a busca por tratamentos adequados e eficientes aumenta diariamente. 
Intervenções fundamentadas nos princípios da análise do comportamento, comumente chamadas de ABA (do inglês, Applied Behavior Analysis), envolvem o ensino intensivo e individualizado de comportamentos que permitam que a pessoa com autismo possa ter uma vida autônoma e integrada à comunidade, e são reconhecidas como as mais eficientes no tratamentos desses indivíduos.  
Considerando o impacto social, econômico e emocional que o diagnóstico tem sobre essas famílias e a ampliação desse campo de atuação que requer formação continuada e especializada, o curso de Pós-graduação em Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista investe na capacitação de profissionais para promover intervenções adequadas, éticas e baseadas em evidências, que possam efetivamente produzir mudanças e trazer maior qualidade de vida aos seus atendidos e suas famílias.   
 

Atende as resoluções no 1, de 8 de junho de 2007 e no 2, de 12 de fevereiro de 2014 do CNE/CES/MEC, e a Instrução Normativa no 1, de 13 de fevereiro de 2015 da SERES/MEC. Portaria no 03 de 13 de Março de 2017

aluna com camisa verde

OBJETIVO

Objetivo geral:
Contribuir com a formação e desenvolvimento de profissionais de diversas áreas da saúde e educação para implementar intervenções fundamentadas nos princípios da análise do comportamento às pessoas com autismo e suas famílias.  

Objetivos específicos:

  • Prover formação teórico conceitual em Análise do Comportamento, visando que o aluno consiga descrever, explicar e identificar princípios comportamentais (reforçamento, extinção, controle de estímulos);
  • Ensinar os principais métodos científicos da análise aplicada do comportamento (mensuração do comportamento, delineamentos de sujeito único, análise funcional);
  • Capacitar profissionais para descrever e implementar os principais procedimentos de modificação do comportamento provenientes das pesquisas em análise do comportamento aplicada, tais como reforçamento diferencial, modelagem, e transferência de controle de estímulos;
  • Desenvolver atividades de pesquisa em análise do comportamento;
  • Treinar habilidades para implementação efetiva de intervenções comportamentais consistentes com os princípios éticos da profissão (sob supervisão de um analista do comportamento);
  • Desenvolver habilidades necessárias para treino e orientação parental.

MÓDULOS

1. Análise do Comportamento: Filosofia, Ciência e Prestação de Serviços (15h)
2. Educação e Docência em Saúde (30h)
3. Conceitos e Princípios Comportamentais (60h)
4. Investigação e Pesquisa Científica (45h)
5. Mensuração do Comportamento e Delineamentos Experimentais (30h)
6. Avaliação e Intervenção Comportamental (75h)
7. Aquisição, Expansão e Redução de Repertórios Comportamentais (75h)
8. Ética e Conduta Profissional (15h)
9. Equipe Multidisciplinar e Comunicação em Saúde (15h)
10. Vivência Profissional Supervisionada (90h)

CONTEÚDO DO PROGRAMA

  • Princípios comportamentais: condicionamento respondente, operante, reforçamento, punição, extinção, controle de estímulos, operações motivadoras, comportamento verbal, outros;
  • Observação e medidas diretas e indiretas do comportamento;
  • Delineamentos experimentais;
  • Seleção e definição de objetivos comportamentais;
  • Coleta de dados, representação gráfica, análise e interpretação de dados;
  • Avaliação comportamental: análise funcional e protocolos de avaliação
  • Aplicação de princípios comportamentais: esquemas de reforçamento, reforçamento diferencial, intervenções baseadas em manipulação antecedente, procedimentos de treino discriminativo, outros;  
  • Treino por tentativas discreta, ensino incidental, sistemas personalizados de ensino;
  • Procedimentos de aprendizagem sem erro, hierarquia de dicas, modelagem, imitação, instrução, análise de tarefas;
  • Integridade de procedimento, monitoramento da intervenção;
  • Modelos de tomada de decisão: seleção de intervenções apropriadas e avaliação de efetividade;
  • Análise de risco-benefício das intervenções;
  • Documentação e relatórios;
  • Trabalho junto a equipe multidisciplinar;
  • Responsabilidade ética no tratamento de pessoas com autismo;
  • Características diagnósticas e tratamento baseado em evidências.

CORPO DOCENTE

Prof. Júlia Daher Fink (SP), Mestre
Prof. Fanny Silveira, Mestre
Prof. Merielle Totti Feijóo (SP), Mestre
Prof. Larissa Lacerda, (MA),  Mestre
Prof. Carolina Kracker (SP), Mestre 
Prof. Rafael Silva (SP), Mestre
Prof. Adriano Alves Barbosa (PA), Mestre
Prof. Daniela Canovas, Doutora
Prof. Romariz da Silva Barros (PA), Doutor
Prof. Maria Fernanda Castro Calixto, (SP), Mestre 
Prof. Flávia Teresa Neves Silva, (MA), Doutora
Prof. Ariene Coelho Souza, (SP) Doutora
Prof. Rafael Oliveira (PE), Mestre
Prof. Mariana Nepomuceno (PE), Mestre
Prof. Juliana Guerra (PE), Mestre
Prof Luciana Andreto, (PE), Doutora
Prof. Leopoldo Barbosa (PE), Doutor
Prof. Juliany Vieira (PE), Doutora
Prof. Tereza Rebecca Lima (PE), Mestre
Prof. Thálita Menezes (PE), Mestre

Convidados Internacionais:
Linda LeBlanc (USA), Doutora, BCBA
Thomas S. Higbee (USA), Doutor

REGIME DE AULA E DURAÇÃO

Carga Horária
450h

Duração
14 meses de aulas + prazo de entrega do TCC

Modalidade de aulas
Presencial.
02 finais de semana por mês.
Sexta-feira (das 18h às 22h) e Sábado (das 8h às 19h).

ESTRATÉGIAS E AMBIENTES EDUCACIONAIS

Diversas estratégias educacionais são utilizadas, especialmente metodologias ativas de aprendizagem, estudos de casos clínicos; tutorias em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); seminários temáticos; prática em laboratórios especializados; estudos dirigidos e exposições e palestras interativas, etc.
Todas as atividades são realizadas no campus da Faculdade Pernambucana de Saúde, no bairro da Imbiribeira, Recife-PE.

EDITAL, INSCRIÇÃO E INVESTIMENTO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

AULA INAUGURAL
Início das aulas no campus FPS:
11 e 12 de Agosto de 2017

Profa. Merielle Totti Feijoó, Mestra

Coordenador do curso