Nas últimas décadas, as profissões da área de saúde têm enfrentando diversas transformações devido ao avanço científico, tecnológico e às mudanças no comportamento da sociedade.

As escolas de saúde têm encarado o desafio de reformar seus fundamentos educacionais e programas de ensino, bem como promover o desenvolvimento de novos modelos de currículo, sistemas avaliativos e de estratégias educacionais inovadoras, a fim de formar profissionais competentes com habilidades e comportamentos relevantes para atuar neste novo cenário.

Neste contexto, o curso de Pós-graduação em Metodologias Ativas e Educação na Área de Saúde se destaca no meio acadêmico-profissional com o propósito de aprimorar – de modo real, contextual e prático – as competências profissionais daqueles que atuam na educação aplicada à área da saúde, seja com planejamento e gestão educacional, ou na docência em faculdades e escolas de saúde, e em hospitais através de programas de residência e de estágio clínico.

aluna com camisa verde

Objetivos

Objetivo geral:
Promover aprimoramento para profissionais da área da saúde que atuam na docência, planejamento e gestão educacional, com ênfase nas metodologias e processos ativos e significativos de aprendizagem, tornando-os qualificados para o desenvolvimento de programas educacionais inovadores.

Objetivos específicos:

  • Contribuir para formação de docentes e gestores educacionais com competências integradas, perfil mais crítico e reflexivo na sua atuação profissional na área de educação em saúde.
  • Provocar reflexão e ações de mudança para processos cognitivos e construtivos de aprendizagem, visando a elaboração de programas educacionais ativos, significativos e inovadores aplicados à área da saúde.
  • Promover o desenvolvimento de competências profissionais para a docência em múltiplos ambientes de aprendizagem ativa, na análise e (re)desenho de currículos inovadores, nos processos de avaliação somativas e formativas e na aplicação de recursos tecnológicos para educação na área de saúde.

Módulos

  1. Fundamentos e Estratégias Ativas de Aprendizagem (75h).
  2. Desenho, Planejamento e Gestão Curricular (60h).
  3. Processos Avaliativos em Metodologias Ativas (60h).
  4. Tecnologia e Inovação Educacional na Área de Saúde (45h).
  5. Investigação e Pesquisa em Educação (45h).
  6. Seminários Avançados em Educação e Aprendizagem Ativa (30h).
  7. Estágio e Vivência Educacional (45h).

 

Conteúdo do Programa

  • Aspectos cognitivos e sociais da aprendizagem;
  • Metacognição, memória humana, transferência e encapsulação de conhecimento;
  • Teorias de aprendizagem e suas aplicações na saúde;
  • Abordagens construtivistas em programas de saúde;
  • Motivação e estilos de aprendizagem;
  • Estratégias e ambientes inovadores de aprendizagem;
  • Uso de simuladores para aprimoramento de tarefa;
  • Formação de tutores e mentores;
  • Modelos de análise e (re)desenho curricular: ADDIE, Dick & Carey, 4C/ID;
  • Modelos de integração curricular: Currículo integral, horizontal e vertical, inter e transdisciplinar e currículo baseado em competências;
  • Instrumentos de avaliação formativa e somativa para aprendizagem e desempenho profissional;
  • Sistemas de avaliação e garantia de qualidade;
  • Gestão educacional de programas de saúde;
  • Estratégias de educação continuada e capacitação docente;
  • Coaching e mentorship para o desenvolvimento educacional;
  • Programas e estratégias de Tecnologias e Inovação Educacional na Área de Saúde;
  • Seminários Avançados em Educação e Aprendizagem Ativa;
  • Processo comunicacional: docente-estudante-equipe-paciente-cuidador;
  • Comunicação verbal e não-verbal, e comunicação de risco em ambientes clínicos.

 

Corpo Docente

Profa. Angela Salvi, Especialista
Profa. Brena Melo, Doutora 
Prof. Bruno Hipólito, Mestre
Prof. Felipe Andrade, Mestre
Prof. Gilliatt Falbo, Doutor
Prof. José Roberto Silva Jr, Doutor
Profa. Juliana Guendler, Doutora
Profa. Juliana Guerra, Doutora
Profa. Julliany Vieira, Doutora
Prof. Leopoldo Barbosa, Doutor
Profa. Luciana Andreto, Doutora 
Profa. Patrícia Bezerra, Doutora 
Prof. Rafael B. Oliveira, Doutorando
Profa. Suellen Barros, Doutora
Profa. Tereza Rebecca Lima, Doutora
Profa. Thálita Menezes, Doutoranda

 

REGIME DE AULAS E DURAÇÃO

Carga Horária
360h

Duração
15 meses de aulas + prazo de entrega do TCC

Modalidade de aulas
Presencial.
02 finais de semana por mês.
Sexta-feira (das 17h às 22h) e Sábado (das 8h às 19h).

ESTRATÉGIAS E AMBIENTES EDUCACIONAIS

As atividades teóricas e práticas acontecem em ambientes educacionais múltiplos, como: Salas de Exposição, Salas de Tutorias, Laboratórios de Recursos Digitais, de Comunicação além de outros Laboratórios Especializados para cada curso.

Diversas estratégias educacionais são utilizadas, especialmente metodologias ativas de aprendizagem, estudos de casos clínicos; tutorias em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); TBL; simulações, seminários temáticos; prática em laboratórios especializados; estudos dirigidos e exposições e palestras interativas, etc.

Todas as atividades são realizadas no campus da Faculdade Pernambucana de Saúde, no bairro da Imbiribeira, Recife-PE.

 

VIVÊNCIA PROFISSIONAL

As atividades de vivência profissional serão realizadas em ambientes educacionais inovadores, por exemplo, em salas de tutorias da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), Laboratórios Especializados de Simulação e de Habilidades Comunicacionais.

EDITAL, INSCRIÇÃO E INVESTIMENTO

Para maiores informações, confira aqui o Edital da Pós-graduação 2019.

Inscrição: R$ 100,00
Matrícula: R$ 388,00
Mensalidade: 17x R$ 488,00

CALENDÁRIO
Inscrição online ou presencial
De 25 de fevereiro a 23 de abril de 2019

Divulgação do resultado final
29 de abril de 2019

Matrícula
Presencial na Secretaria
De 02 a 08 de maio de 2019

Início das aulas
10 de maio de 2019

Diferenciais Educacionais

  • Currículo baseado em competências.
  • Módulos com conteúdos e domínios integrados.
  • Docentes de referência nacional.
  • Material didático incluso.
  • Múltiplos ambientes e estratégias de aprendizagem.
  • Laboratórios especializados e de simulação.
  • Vivência profissional em hospitais e empresas conveniadas.

 

Público alvo

Profissionais graduados em cursos da área da saúde e cursos afins que atuem na educação aplicada à área da saúde.

Prof. Rafael Batista de Oliveira, MSc. MHPE

Coordenador do curso