A neuropsicologia insere-se num campo de investigação amplo, denominado de neurociências cognitivas, que tem como objetivo maior a busca pela compreensão dos mecanismos neurais envolvidos nas funções humanas superiores, tais como a memória, o pensamento, a linguagem e a aprendizagem. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, a neuropsicologia busca compreender o papel de estruturas cerebrais em formas complexas da atividade mental, bem como o estudo dos distúrbios cognitivos e emocionais advindos de lesões e/ou disfunções cerebrais congênitas ou adquiridas. Essa perspectiva ganha relevo ainda mais quando pode ser relacionada a estratégias de reabilitação que contribuem significativamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas na medida em que potencializam as intervenções dos profissionais.

 

Atende as resoluções no 1, de 8 de junho de 2007 e no 2, de 12 de fevereiro de 2014 do CNE/CES/MEC, e a Instrução Normativa no 1, de 13 de fevereiro de 2015 da SERES/MEC. Portaria no 06, de 25 de maio de 2012 da FPS

aluna com camisa verde

Objetivos

Objetivo geral:
Capacitar profissionais das áreas de saúde e humanas demais profissionais das áreas de saúde e educação, nos conhecimentos específicos do domínio da neuropsicologia nos ciclos da vida, direcionando esta capacitação para a área de avaliação, reabilitação, ensino e pesquisa.

 

Objetivos específicos:

  • Contribuir para capacitação de profissionais na identificação de alterações cognitivas e elaboração de propostas de intervenção na infância, adolescência, adulto e idoso; 
  • Promover propostas de intervenção a partir de uma perspectiva interdisciplinar; 
  • Promover o pensamento crítico e auto-crítico na elaboração de projetos de pesquisa e propostas inovadoras de intervenção que possam contribuir para o desenvolvimento do profissional;
  • Desenvolver competências de avaliação psicológica e neuropsicológica.

Módulos

1.  Neurociências (75 horas)
2.  Funções cognitivas (45 horas)
3.  Metodologia da pesquisa aplicada à neuropsicologia (30h)
4.  Neuropsicologia clínica e os ciclos da vida (75 horas)
5.  Ética e avaliação neuropsicológica (45h)
6.  Educação e Docência em Saúde (30h)
7.  Comunicação em Saúde (30h)
8.  Estágio supervisionado (30 h)

Conteúdo do Programa

  • Neurociências cognitivas.
  • Neuroanatomia e farmacologia.
  • Funções cognitivas: atenção, memória, percepção, linguagem, inteligências, aprendizagem.
  • Neuropsicologia clínica e os ciclos da vida: infância, adolescência, adulto e idoso.
  • Instrumentos e estratégias de avaliação psicológica nos ciclos da vida.
  • Processos de reabilitação e intervenção com equipes e famílias.
  • Estratégias e ambientes inovadores de aprendizagem: Palestras interativas, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Oficinas, ensino em cenários clínicos, Laboratórios e Simulação;
  • Processo comunicacional: docente-estudante-equipe-paciente-cuidador;
  • Comunicação verbal e não-verbal, e comunicação de risco em ambientes clínicos.

Corpo Docente

Prof. Diego Gouveia, Doutor
Prof. Felipe de Andrade - Mestrando
Prof. Leopoldo Barbosa - Doutor
Prof. Rafael B. Oliveira, Mestre
Profa. Ana Flávia Rêgo - Mestranda
Profa. Andréa Trigueiro, Mestre
Profa. Júlia Tavares – Doutoranda
Profa. Juliana Guerra, Mestre
Profa. Juliana Monteiro - Doutora
Profa. Mônica Melo - Doutora
Profa. Tereza Falcão - Doutoranda
Profa. Tereza Rebecca Lima, Mestre
Profa. Thálita Menezes - Doutoranda
Profa. Valéria Correia - Mestranda

Regime de Aulas e Duração

Carga Horária
360h
 
Duração
13 meses de aulas + prazo de entrega do TCC
 
Modalidade de aulas
Presencial
2 finais de semana por mês
Sexta-feira (das 18h às 22h) e Sábado (das 8h às 19h)

Estratégias e Ambientes Educacionais

As atividades teóricas e práticas acontecem em ambientes educacionais múltiplos, como: Salas de Exposição, Salas de Tutorias, Laboratórios de Recursos Digitais, de Comunicação além de outros Laboratórios Especializados para cada curso.
Diversas estratégias educacionais são utilizadas, especialmente metodologias ativas de aprendizagem, estudos de casos clínicos; tutorias em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); seminários temáticos; prática em laboratórios especializados; estudos dirigidos e exposições e palestras interativas, etc.
Todas as atividades são realizadas no campus da Faculdade Pernambucana de Saúde, no bairro da Imbiribeira, Recife-PE.

Vivência Profissional

As atividades de vivência profissional serão realizadas no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP com a realização de visitas técnicas, observação e execução de  atividades de avaliação neuropsicológica em enfermarias e ambulatórios do IMIP.

Edital, Inscrição e Investimento

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

AULA INAUGURAL
Início das aulas no campus FPS:
11 e 12 de Agosto de 2017

Prof. Leopoldo Barbosa, Dr. e Profª. Mônica Melo, Dra.

Coordenador do curso