O investimento na saúde em Pernambuco aponta para o grande desenvolvimento do estado nesta área, surgimento de novos hospitais e unidades de saúde, e interesse de muitos psicólogos para atuação no contexto clinico hospitalar. Entretanto, a atuação nesta área exige o domínio de competências profissionais especificas (conhecimentos, habilidades e atitudes) para o exercício profissional ético e humanizado junto à equipe de saúde, pacientes e familiares. 
Apenas a graduação em Psicologia não possibilita ao profissional o desenvolvimento de tais competências, evidenciando assim a necessidade de capacitação e atualização para o manejo das demandas psicológicas no Hospital Geral. Inclusive, alguns hospitais têm exigido pós-graduação nesta área em processos seletivos para psicólogo.
Sendo assim, o curso de Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar vem proporcionar aos psicólogos a oportunidade de conhecer, refletir, aplicar e se aprofundar em questões teórico-metodológicas relacionadas à prática da psicologia clínica hospitalar. Visa também agregar valor à prática do psicólogo, fornecendo ao profissional uma formação com uma visão integral e cidadã do indivíduo, a partir de uma perspectiva de acessibilidade e direitos humanos no cenário hospitalar. 
Além disso, propõe uma análise da atuação do psicólogo hospitalar sob  referencial interdisciplinar e da articulação de conhecimentos teóricos e práticos diante das repercussões emocionais e psicossociais advindas das diversas formas do adoecimento.
O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP  é o maior complexo hospitalar de ensino do Norte-Nordeste, coloca à disposição dos estudantes da FPS cenários variados como campo de prática profissional. Esses cenários são utilizados no processo de aprendizagem nas atividades de prática dos cursos de pós-graduação da FPS.

 

Atende integralmente a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018 do CNE/CES/MEC. Portaria Institucional FPS nº 09, de 28 de novembro de 2011.

aluna com camisa verde

Objetivos

Objetivo geral:
Capacitar psicólogos para o exercício ético de práticas psicológicas nas instituições hospitalares e de saúde, proporcionando o desenvolvimento de competências para atuação junto à equipe de saúde, pacientes e familiares. Assim como, viabilizar o domínio da utilização dos conhecimentos profissionais adquiridos, favorecendo a melhor integração dos domínios cognitivo, psicomotor e afetivo.

Objetivos específicos:

  • Formar psicólogos acerca das especificidades da atuação clínica do psicólogo no contexto hospitalar em seus diversos setores;
  • Possibilitar a integração de conhecimentos teóricos e práticos diante das repercussões emocionais e psicossociais advindas das diversas formas do adoecimento;
  • Atualizar os profissionais de psicologia no que se refere à prática do psicólogo no contexto hospitalar;
  • Preparar o psicólogo para atendimento psicológico ao paciente e seus familiares, refletindo sobre os direitos humanos e acessibilidade;
  • Formar o psicólogo para o trabalho em equipe, favorecendo a sua inserção nesta e melhora do processo comunicacional em saúde.

 

Módulos

  1. Panorama e Perspectivas da Psicologia Hospitalar (15h)
  2. Educação e Docência em Saúde (30h) 
  3. Processos do Adoecer e os ciclos vitais (60h) 
  4. Investigação e Pesquisa Científica (45h)
  5. Intervenções Breves (45h) 
  6. Prática do psicólogo em cenários hospitalares (30h) 
  7. Comunicação em Saúde (10h)
  8. Morte e Cuidados Paliativos (30h) 
  9. Psicopatologia, Psicofarmacologia e avaliação psicológica no contexto hospitalar (20h) 
  10. Cidadania, acessibilidade e ética na Psicologia hospitalar (45h) 
  11. Estágio e Vivência profissional (30h)

 

Conteúdo do Programa

  • Evolução histórica e objetivos da Psicologia Clinica hospitalar, seu panorama e perspectivas nesta evolução;
  • A atuação do psicólogo no contexto hospitalar junto ao paciente, aos familiares e à equipe, alinhada à cidadania, aos direitos humanos e à acessibilidade;
  • Impacto e repercussões emocionais das doenças agudas e crônicas, na qualidade de vida nos diferentes ciclos vitais e nos sistemas familiares;
  • As especificidades e técnicas de atendimento ao paciente de acordo com os ciclos da vida;
  • O papel da equipe e familiares no processo de recuperação do paciente;
  • O trabalho em equipes multi e interdisciplinares;
  • Sintomas emocionais/existenciais diante do adoecimento e finitude;
  • Representação cultural da morte e do luto nos diferentes ciclos da vida;
  • Cuidados paliativos;
  • Atuação do psicólogo nas diversas clinicas e especialidades em saúde;
  • Plantão psicológico;
  • Atendimento domiciliar;
  • Psicopatologia no Hospital Geral;
  • Intercorrências e interconsultas psiquiátricas;
  • Avaliação psicológica e neuropsicologia no contexto hospitalar (anamnese, entrevista diagnóstica, inventários, escalas e testes psicológicos, parecer, laudo e evolução em prontuário);
  • Atualidades na assistência, ensino, pesquisa e gestão em psicologia hospitalar;
  • Investigação e pesquisa científica aplicada à psicologia hospitalar;
  • Estudo de Normas Técnicas para a formatação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Ética, cidadania e direitos humanos na  atuação profissional em saúde;
  • Temas especiais em bioética e humanização hospitalar;
  • Aspectos cognitivos e sociais da aprendizagem;
  • Teorias de aprendizagem e suas aplicações na saúde;
  • Estratégias e ambientes inovadores de aprendizagem;
  • Processo comunicacional: docente-estudante-equipe-paciente-cuidador;
  • Comunicação verbal e não-verbal, e comunicação de risco em ambientes clínicos.

 

Corpo Docente

Prof. Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa, Doutor (PE)
Prof. Rafael B. Oliveira, Doutorando (PE)
Profa. Ana Paula Pedrosa , Mestre (PE)
Profa. Camila Vieira, Mestre (PE)
Profa. Cybelle Accioly, Mestre (PE)
Profa. Eduarda Pontual Santos, Mestre (PE)
Profa. Eliane Nóbrega Albuquerque, Mestre (PE)
Profa. Fernanda Vasconcelos, Mestre (PE)
Profa. Juliana Guerra, Doutora (PE)
Profa. Juliana Monteiro, Doutora (PE)
Profa. Kátia Simone Vasconcelos, Mestre (PE)
Profa. Maria Valéria Correia, Mestre (PE)
Profa. Mariana Nepomuceno, Mestre (PE)
Profa. Mônica de Oliveira Osório, Mestre (PE) 
Profa. Mônica Melo, Doutora (PE)
Profa. Renata Teti, Mestranda (PE)
Profa. Tereza Rebecca Lima, Doutora (PE)
Profa. Thálita Menezes , Doutoranda (PE)
Profa. Thatyane Silva, Mestre (PE)
Profa. Verena Batista, Mestre (PE)
Profa. Waleska Medeiros, Mestre (PE)

 

Regime de Aulas e Duração

Carga Horária
360h

Duração
15 meses de aulas + prazo de entrega do TCC

Modalidade de aulas
Presencial.
02 finais de semana por mês.
Sexta-feira (das 17h às 22h) e Sábado (das 8h às 19h).

Estratégias e Ambientes Educacionais

As atividades teóricas e práticas acontecem em ambientes educacionais múltiplos, como: Salas de Exposição, Salas de Tutorias, Laboratórios de Recursos Digitais, de Comunicação além de outros Laboratórios Especializados para cada curso.

Diversas estratégias educacionais são utilizadas, especialmente metodologias ativas de aprendizagem, estudos de casos clínicos; tutorias em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); seminários temáticos; prática em laboratórios especializados; estudos dirigidos e exposições e palestras interativas, etc.

Todas as atividades são realizadas no campus da Faculdade Pernambucana de Saúde, no bairro da Imbiribeira, Recife-PE.

Vivência Profissional

As atividades de vivência profissional serão realizadas através de visitas e prática supervisionada nas enfermarias do complexo hospitalar IMIP.

Edital, Inscrição e Investimento

INSCREVA-SE

Para maiores informações, confira aqui o Edital da Pós-graduação 2019.

Inscrição: R$ 100,00
Matrícula: R$ 370,00
Mensalidade: 17x R$ 470,00

CALENDÁRIO
Inscrição online ou presencial
Até 01 de agosto de 2019

Divulgação do resultado final
05 de agosto de 2019

Matrícula
Presencial na Secretaria
De 09 a 14 de agosto de 2019

Início das aulas
16 de agosto de 2019

Diferenciais Educacionais

  • Currículo baseado em competências.
  • Módulos com conteúdos e domínios integrados.
  • Docentes de referência nacional.
  • Material didático incluso.
  • Múltiplos ambientes e estratégias de aprendizagem.
  • Laboratórios especializados e de simulação.
  • Vivência profissional em hospitais e empresas conveniadas.

 

Público alvo

Profissionais graduados em Psicologia

Profa. Eliane Nóbrega Albuquerque, MSc.

Coordenador do curso

Profa. Mônica de Oliveira Osório, MSc.

Coordenador do curso