Intermediário em Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica

Sobre o curso

O curso de extensão conta com carga horária de 10h e propõe conhecimento em situações e construção de problemas, ações linguísticas, intenção comunicativa e centração temática, aprofundamento de escrita e leitura, esquemas e as pistas de leitura, parágrafo e suas diretrizes, estratégias de leitura, gênero textual 'artigo científico' e aspectos textual-discursivos.


Avaliação do curso

O curso está dividido em dois tópicos de estudo: leitura e escrita. Em cada tópico, você encontrará exercícios de avaliação, onde precisará alcançar no mínimo 70% para prosseguir ao tópico seguinte. Caso você não alcance a pontuação mínima, não se preocupe! Você poderá refazê-la quantas vezes quiser. Para emitir o certificado do curso você deverá realizar a avaliação final com aproveitamento mínimo de 70% e a pesquisa de avaliação do curso.


Competências dos tópicos (leitura e escrita)

- Identificar e compreender a intenção comunicativa como um elemento extralinguístico que interfere diretamente na interpretação dos textos.

- Construir a compreensão global do texto – informações principais e secundárias, síntese e palavra-chave.

- Desenvolver algumas estratégias de leitura: skimming, scanning, identificação do gênero textual, pistas não verbais, títulos, subtítulos, legendas e suporte textual, contexto e cognatos, elos coesivos.

- Desenvolver a construção do parágrafo prototípico.

- Compreender o sistema de pontuação textual.

 

Habilidade/Atitudes

- Compreender a construção de parágrafos.

- Conhecer as estruturações de parágrafos de acordo com as regras da ABNT.

- Compreender o uso de sinais de pontuação.

- Compreender a função do interlocutor e ações linguísticas;

- Conhecer o uso adequado dos títulos, subtítulos, legendas e suporte, e dos contextos e cognatos.

 

Conhecimentos

- Parágrafo prototípico e prosa, visão comunicativa e formação de um parágrafo.

- Estrutura dos parágrafos mediante regras da ABNT e sua formatação.

- A construção de parágrafos objetivos.

- Diferenças da gramática normativa x internalizada

- O uso devido e a definição dos sinais de pontuação.

- O interlocutor e sua importância.

- Ações linguísticas e sua análise crítica.

- Definição de projeto e objetivos comunicativos. Construção de temas e esquemas.

- Organização das palavras-chave.

- Gênero textual e pistas não verbais.

- O uso dos títulos, subtítulos, legendas e suporte, e dos contextos e cognatos.

- Relações entre as ideias.

 

Tópicos

- UP 1 – Elemento extralinguístico: Intenção comunicativa;

- UP 2 – Clareza textual;

- UP 3 – Estratégias de leitura. 

 

end faq

 

Quero me inscrever no curso