Egresso

Egresso FPS

Atualizado em: 05/11/2018 13:15:53

APRESENTAÇÃO

Um dos compromissos da FPS envolve o pleno desenvolvimento do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, a igualdade de condições para o acesso e permanência com liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

Com base neste compromisso, elaborou um Programa de Acompanhamento do Egresso (PAEG), com a missão de acompanhar sua trajetória acadêmica na FPS, desenvolvendo ações voltadas para a formação discente e para o estreitamento de relação com a IES, estabelecendo uma parceria desde o ingresso no curso até sua entrada no mercado de trabalho.

Com a participação de diferentes setores da IES, o PAEG tem identificado informações sobre a formação discente e estratégias institucionais de investimento no egresso e em seu futuro profissional. Quando se fala do egresso, está-se referindo ao estudante ingressante (primeiro semestre do curso), ao estudante veterano, ao estudante formando (último ano de curso) e ao formado.

Acompanhar o egresso nestes momentos tem propiciado a identificação de necessidades acadêmicas do estudante, a compreensão do mercado de trabalho para os cursos de saúde desta IES. Além disso, o estabelecimento de uma relação de confiança e parceria, na qual a FPS tem contribuído para o desenvolvimento do estudante antes, no momento e após a inserção no contexto de trabalho e o estudante tem colaborado para a melhoria da FPS em diferentes dimensões (ensino, pesquisa, extensão, e infraestrutura).

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Oferecer ao egresso acompanhamento da sua formação acadêmica, visando analisar e propor ações de desenvolvimento profissional alinhada às necessidades do mercado de trabalho e diretrizes curriculares dos cursos de graduação da FPS.

  • Construir, monitorar e atualizar banco de dados sobre o egresso da graduação e pós-graduação;
  • Estabelecer um vínculo com o egresso, através de eventos organizados pelo marketing e tutores representantes do curso;
  • Oferecer oportunidades de parceria com o egresso nas atividades acadêmicas propostas (palestras, bancas avaliadoras, extensão, entre outros)pelas coordenações dos cursos da FPS;
  • Inserir o PAEG no acolhimento aos estudantes ingressantes dos cursos de graduação;
  • Identificar oportunidades de participação do egresso em projetos de extensão.

DEPOIMENTOS

Gislany Camilla B. Cordeiro

Ao adentrar no mercado de trabalho pude perceber o quanto a FPS corrobora para nossa formação profissional de forma diferenciada, nos proporcionando posicionamentos críticos, criatividade, agilidade na resolução de problemas e habilidades na gestão de pessoas. Com o método ABP ficamos mais sensíveis ao senso de coletividade. 

 

Gislany Camilla B. Cordeiro Psicóloga do CAPS Josildo Rufino e Coordenadora de Saúde Mental em Vicência/PE 05/11/2018
Danielle Feitosa – 2017.1

Saí do Rio de Janeiro em 2013, onde tinha iniciado a graduação em Nutrição. Chegando à Recife não sabia em qual instituição ingressar, mas a proposta de uma metodologia diferenciada me chamou atenção. Como já tinha me formado em outra graduação pelo método convencional, resolvi inovar.
Nossa turma, 2013.2, foi a pioneira, primeira turma de Nutrição da FPS. 
E posso dizer com convicção que não poderia ter feito melhor escolha! Uma instituição que preza pelos seus alunos, com tutores altamente qualificados, infraestrutura e metodologia diferenciada e um dos melhores hospitais escolas do nordeste do Brasil, o IMIP.
Me senti acolhida desde o primeiro momento, participei ativamente de todo o processo de aprendizagem, sempre estimulada pelos tutores, vivenciando situações reais, trabalhando em grupo, aprendendo a liderar e com isso descobri habilidades que, para mim, pareciam impossíveis.
Outro fator primordial e que fez toda a diferença em minha formação foi estar na prática desde o primeiro período. Isso não só me fez ter certeza de que tinha escolhido a profissão certa, como me fez uma profissional melhor, segura e humanista!
Quando cheguei ao 7º período, em meu estágio curricular, pude perceber o quanto estava realmente preparada, me sentia confiante para assumir as responsabilidades e experiências que minha profissão exigia. E antes mesmo de estar com meu CRN em mãos, já tinha proposta de emprego e procura de pacientes para consultas. Fui chamada para trabalhar na emergência pediátrica do IMIP como plantonista assim que me formei, fui convidada a fazer parte de uma clínica pediátrica com muitos outros profissionais da área de saúde e criei, junto as minhas duas sócias, Alaice e Wilma (ex-alunas FPS), a empresa de assessoria e consultoria em nutrição “NutriRenova”.
À Faculdade Pernambucana de Saúde, meu muito obrigada!!

Danielle Feitosa – 2017.1 Nutricionista, sócia de empresa especializada, com atuação em consultório materno infantil 24/07/2018
Diogo Soares - 2012.2

A proposta de formação da FPS é bastante interessante e ainda considerada inovadora, uma vez que foge do modelo de ensino tradicional, no qual o conhecimento é passado de forma vertical, passiva, e adota uma metodologia ativa de aprendizagem (também conhecida como aprendizado baseado em problemas – ABP), horizontalizada, em que o docente é um facilitador na construção do conhecimento. Ao longo desse processo, o estudante passa a entender que a busca pela informação deve ser um processo constante, essencial ao bom exercício profissional. Ademais, quando bem aproveitada pelos estudantes, o método ABP possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, não só sob a perspectiva profissional, mas também pessoal, à medida que demanda um aprimoramento da comunicação, relação interpessoal, autodisciplina, entre outros. Na FPS tive a oportunidade de conviver com pessoas que foram fundamentais à minha formação profissional, cujos exemplos e ensinamentos jamais esquecerei.

Diogo Soares - 2012.2 Médico Geneticista do Sírio-Libanês e Responsável pelo Serviço de Oncogenética do Hospital Português 23/07/2018
Erickson Gomes - 2017.1

A FPS me mostrou uma nova modalidade de aprendizagem (o ABP). Esse método foi tão incrível que me ofertou várias oportunidades de crescimento e amadurecimento pessoal e profissional, pois somos inseridos na prática clínica desde o primeiro período da graduação e o complexo hospitalar do IMIP é o melhor hospital de ensino que eu poderia ter. Me sinto muito honrado em ter vivenciado a minha prática acadêmica neste local. Atualmente, retorno ao IMIP, como Enfermeiro Residente em Nefrologia e sou muito grato a Deus e à coordenação da FPS pelas oportunidades.

Erickson Gomes - 2017.1 Enfermeiro Residente em Nefrologia - IMIP 23/07/2018
Luana Alves - 2017.2

Algumas semanas antes de me formar como Enfermeira pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) coloquei meu currículo tanto no IMIP como em outras instituições e, na data da minha colação de grau, fui contactada para comparecer no dia seguinte a fim de participar do primeiro processo seletivo de minha vida profissional. Hoje, com apenas 8 meses no mercado, trabalho no IMIP, hospital onde fiz estágio e que tanto colaborou com a minha formação, e em mais duas empresas.
Embora o país estivesse passando por uma crise, eu, uma recém-formada, já estava inserida no mercado de trabalho. Foi aí que pude perceber com mais exatidão o quanto a FPS foi importante em minha formação profissional. Corpo docente qualificado, que nos passa uma experiência em várias áreas, método de ensino diferenciado e vivência da prática profissional a partir do primeiro período são alguns dos diferenciais da FPS.
Vejo que busquei a saúde por pensar que gostava dessa área, mas a FPS me fez descobrir que na verdade eu amo a Enfermagem. Amo ser enfermeira e me sinto orgulhosa por ter sido formada por uma instituição que me ajudou a ser uma profissional preparada, dedicada e ética, como costumam me classificar meus alunos, pacientes, amigos de trabalho e chefes.

Luana Alves - 2017.2 Enfermeira do IMIP 23/07/2018
Danilo Falcão - 2010.2

A FPS mudou completamente a minha forma de estudar, de lidar com a responsabilidade. Me ensinou a não depender de ninguém e a andar com minhas próprias pernas e isso, nos dias de hoje, é um EXCELENTE diferencial! A metodologia da FPS com certeza é a melhor metodologia que existe, pois ela EXIGE sempre os seus 200% e isso faz com que você não se acomode, com que você nunca esteja satisfeito e queira buscar sempre mais conhecimentos!
A FPS lhe prepara para a vida e não só para o mercado de trabalho! É assim que eu me sinto. Com certeza estudar na FPS foi a melhor coisa que fiz. Não trocaria a formação da FPS por nenhuma outra. Se eu sou alguém hoje eu devo uma GRANDE parcela a todos os meus Mestres que tive na FPS e a todo apoio psicopedagógico oferecido na instituição, isso com certeza foi um diferencial na minha vida. Sempre serei eternamente grato a todos da FPS! 

Danilo Falcão - 2010.2 Fisioterapeuta e proprietário de clínica especializada 10/05/2018
Pedro Souza – 2012.2

A formação na FPS foi um diferencial. A nova grade curricular do curso de Farmácia, já implantada na ocasião da minha graduação, me permitiu transitar entre duas áreas distintas (Assistência Farmacêutica e Análises Clínicas) que o farmacêutico está apto a atuar, sem nenhuma dificuldade. O método de aprendizado baseado em problemas, com grupos tutoriais de discussão, confere ao estudante um perfil comunicativo. Hoje em dia, comunicação é tão importante quanto conhecimento específico.
Meu currículo como egresso da FPS foi outro diferencial. A existência de estágios em todas as áreas de atuação profissional solidificou minha formação, dando segurança aos empregadores no momento das seleções e sempre que surgem novos desafios.

Pedro Souza – 2012.2 Coord. de Assistência Farmacêutica e Coord. da Agência Transfusional de Petrolândia 10/05/2018
Livia Maria Miranda - 2014.2

A formação que recebi na FPS foi a melhor que podia receber. O modelo de ensino, o corpo docente, as experiências vividas foram de muita importância para minha formação profissional. Hoje me sinto segura e capacitada para o mercado de trabalho pois sei que recebi uma ótima formação.
O meu estágio final realizei no hospital Português e, devido ao meu bom desempenho, logo quando me formei fui contratada. A FPS teve grande influência nisso, pois foi graças ao vínculo de estágio que a faculdade tem com as melhores instituições.
A metodologia da FPS é o principal diferencial, pois nos tornamos profissionais mais capacitados para resolver problemas, temos maior habilidade ao falar em público, nos tornamos mais proativos e também aprendemos a ouvir mais o proximo. Tudo isso é essencial para a formação de um profissional diferenciado. 

Livia Maria Miranda - 2014.2 Farmacêutica do Real Hospital Português 10/05/2018
Aline Dayse da Silva - 2012.2

Ser formada pela FPS foi aprender a ser responsável pelo meu próprio aprendizado, e encarei isso como a ferramenta que precisava para construir a base da minha carreira profissional, ampliando e buscando todo dia aprendizado para poder atuar na profissão que escolhi. A FPS me proporcionou ter como facilitadores do meu desenvolvimento estudantil excelentes profissionais que me motivaram a querer ir em busca de crescimento e de mais conhecimentos até hoje. Tive também a oportunidade de usufruir de ótimos laboratórios e de um hospital escola completo, que começamos a visitar e a desenvolver nossas habilidades desde cedo. Avaliar minha formação por essa instituição é fácil, eu saí pronta para o mercado de trabalho, pronta para continuar a aprender, pronta para exercer o desejado. Construí a base que precisava e a faculdade foi o meu melhor trampolim.

Aline Dayse da Silva - 2012.2 Tutora e mestranda da FPS 10/05/2018
Vanessa Silva de Oliveira – 2012.2

Como sempre fui levada a pensar e buscar meus próprios conhecimentos, através da metodologia de ensino da FPS, estudar os assuntos que faziam parte do escopo do concurso no qual fui aprovada foi muito prático e natural, além do mais, toda a bagagem que já trazia na minha formação me auxiliou neste momento.
A metodologia da FPS me ajudou a ser mais ativa no mercado de trabalho. Me instigou a correr atrás dos meus objetivos, de ser sempre o agente ativo na minha formação e realização profissional.

Vanessa Silva de Oliveira – 2012.2 Farmacêutica concursada na Hemobrás 10/05/2018
Francisco de Assis Pires Quirino - 2006.1

O que mais me chamou atenção na FPS é que não é uma instituição igual às outras, desde a metodologia até a prática no IMIP. Nós estamos inseridos em um centro de referência desde o início do curso, o que torna a nossa formação um enorme diferencial e uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Os tutores são realmente preocupados em formar profissionais humanizados, são atenciosos e compartilham conhecimento. Não há como não aprender se estamos em contato com os pacientes desde os primeiros períodos e, fora do Estado, somos muito valorizados por fazer parte desta instituição.

Francisco de Assis Pires Quirino - 2006.1 Coordenador de endemias em Paulo Afonso e plantonista em Canindé 10/05/2018
Aurélio Albuquerque - 2006.2

O mercado de trabalho é uma conquista diária, onde mais difícil do que se inserir nele, é conseguir permanecer. O profissional precisa estar sempre se contextualizando, como no período acadêmico ao sermos norteados à pesquisa, e a partir desta pesquisa com interesse, se apropriar do conhecimento.

A política pedagógica da FPS é muito significativa para os alunos que estão em busca de uma formação com qualidade, e a metodologia ABP em saúde tem uma grande parcela na vida de um profissional por regar fortemente a humanização e formar um profissional autônomo, envolvendo o aluno com a problemática da comunidade e até mesmo da realidade atual da região.

Aurélio Albuquerque - 2006.2 Gerente da emergência de adultos do IMIP e docente da FPS 09/05/2018
Stephanie Steremberg - 2006.2

Enquanto estive na FPS fui bastante motivada a não só exercer a profissão de enfermeira, mas também seguir para a pesquisa na área de enfermagem, exercer atividades de ensino como preceptora e a estar sempre buscando crescimento. Desde cedo se tem a oportunidade de inclusão no PSF, na prática comunitária, iniciação científica e várias outras atividades importantes para a formação com qualidade. Me sinto completa por ter construído minha vida acadêmica na FPS e no IMIP e por ter passado por vários pilares para que hoje possa dar continuidade a minha carreira profissional com bastante reconhecimento.

Stephanie Steremberg - 2006.2 Enfermeira da Clínica Médica IMIP 13/12/2017
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE EGRESSOS DA FPS
descrição da Imagem

GALERIA

NOTÍCIAS