PESQUISA

Comissão Própria de Avaliação

Atualizado em: 10/07/2019 11:18:47

Comissão Própria de Avaliação

É a Comissão Própria de Avaliação, prevista pela lei federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do Ministério da Educação. Para atender o disposto no art. 11 da Lei acima citada e as suas próprias necessidades de aperfeiçoamento, a FPS, constituiu a CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação. A CPA está cadastrada no INEP e foi composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Ela atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

ATRIBUIÇÕES

De acordo com o artigo 6º do Regimento Interno da CPA\FPS - Concerne à Comissão Própria de Avaliação - CPA da FPS, no cumprimento de suas atribuições:

I. Divulgar de forma ampla a sua composição, objetivos e atividades.
II. Divulgar os documentos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
III. Promover a realização de reuniões, seminários, encontros e debates de sensibilização continuada com os componentes dos diversos setores e segmentos da instituição sobre avaliação institucional e auto-avaliação em particular.
IV. Definir grupos de trabalho para o atendimento de necessidades e demandas relacionadas a processos avaliativos advindas dos vários segmentos da instituição.
V. Assessorar e apoiar os grupos de trabalho e setores da instituição no desenvolvimento dos processos avaliativos.
VI. Elaborar o Projeto de Auto-avaliação Institucional que contemple: conceituação, objetivos, metodologia, estratégias operacionais, recursos (materiais, financeiros e humanos) e cronograma para a realização das ações de avaliação.
VII. Elaborar os instrumentos de coleta dos dados e definir o plano de análise dos dados.
VIII. Definir os recursos materiais e humanos para a operacionalização da auto- avaliação: espaço físico, insumos, profissionais (docentes e técnicos) e outros.
IX. Definir e elaborar relatórios de auto-avaliação institucional.
X. Realizar reuniões sistemáticas de trabalho.
XI. Discutir com a comunidade acadêmica os resultados obtidos.
XII. Publicar as experiências e os resultados finais do processo de auto- avaliação.
XIII. Prestar contas das atividades realizadas aos órgãos colegiados superiores da instituição.
XIV. Refletir criticamente acerca do processo avaliativo desenvolvido com vistas à continuidade, à sustentabilidade e à institucionalização do mesmo.

OBJETIVO DAS REUNIÕES

A CPA realiza reuniões entre seus membros, mensalmente, e um fórum anual, com os seguintes objetivos:

  • Reconhecer as características organizacionais e operacionais da instituição.
  • Identificar e diagnosticar seus problemas.
  • Avaliar o projeto acadêmico da Instituição.
  • Sugerir propostas a fim de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da educação oferecida.
  • Prestar contas à sociedade de suas ações.


Dimensões Avaliadas

  • A missão e o plano de desenvolvimento institucional.
  • A política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.
  • A responsabilidade social da instituição.
  • A comunicação com a sociedade.
  • As políticas de pessoal de carreiras do corpo docente e corpo técnico administrativo.
  • A organização e a gestão da Instituição.
  • Infra-estrutura física e recursos de apoio.
  • Planejamento e avaliação.
  • Política de atendimento aos estudantes.
  • Sustentabilidade financeira

MEMBROS DA CPA

Angela Maria Magalhães Salvi - Coordenação

Flávia Renata da Silva Albuquerque - Técnico administrativo
Julianna Claúdia Santos Ramos - Técnico administrativo
Marcone Maciel Barros - Técnico administrativo
Nara Raquel Almeida Mendonça - Técnico administrativo
Rozeval Oliveira da Silva - Técnico administrativo

Deborah Foinquinos Krause - Docente 
Lívia Cabanez Ferreira - Docente 
Luciana Marques Andreto - Docente 
Marina Alves Caminha - Docente
Mônica Maria Henrique dos Santos - Docente
Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia - Docente 
    
Amanda Luiza Leite Rodrigues - Discente 
Anna Beatriz Pimentel de Guimarães - Discente 
Cristina Eliza de Macena Sobreira - Discente
Iago Ribeiro da Costa - Discente 
Júlio Flávio Mendes e Silva - Discente 
Luan Nais de Souza- Discente 

Fernanda Maria Ribeiro de Alencar - Sociedade Civil
Maria Angela Dantas Lira - Sociedade Civil
 

 

Cronograma de 2019.2 da CPA Clique ao lado para download
Relatório CPA 2018-2020 Parcial 2 Clique ao lado para download
Relatório CPA 2018-2020 Parcial 1 Clique ao lado para download
Relatório Parcial CPA 2018 Clique ao lado para download
Resultados da Autoavaliação Institucional 2016 Clique ao lado para download
Relatório CPA 2016 Clique ao lado para download
Relatório CPA 2015 - 2017 Clique ao lado para download
Resultados da Autoavaliação Institucional de 2015 (Docentes) Clique ao lado para download
Relatório Parcial CPA 2015 Clique ao lado para download
Resultados da Autoavaliação Institucional 2014 Clique ao lado para download
Relatório CPA 2014 Clique ao lado para download
Relatório CPA 2013 Clique ao lado para download
Relatório CPA 2012 Clique ao lado para download
Relatório CPA 2011 Clique ao lado para download
Relatório CPA 2010 Clique ao lado para download
Regimento da Comissão Própria de Avaliação Clique ao lado para download