Núcleos e Comissões

Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica - NIMAC

Atualizado em: 08/04/2022 08:39:19

Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica - NIMAC

A FPS estabelece parcerias com instituições nacionais e internacionais, bem como faz adesão a programas de governos para promover a mobilidade acadêmica de discentes e docentes, como os seguintes objetivos:

a) proporcionar o enriquecimento da formação acadêmico-profissional e humana, por meio da vivência de experiências educacionais em instituições de ensino nacionais e internacionais;
b) promover a interação de discentes, docentes e funcionários técnicos com diferentes culturas, ampliando a visão de mundo e o domínio de outro idioma;
c) favorecer a construção da autonomia intelectual e do pensamento crítico de discentes, docentes e funcionários técnicos, contribuindo para seu desenvolvimento humano e profissional;
d) estimular a cooperação técnico-científica e a troca de experiências acadêmicas entre discentes, docentes e funcionários técnicos e instituições nacionais e internacionais;
e) propiciar maior visibilidade nacional e internacional da FPS;
f) contribuir para o processo de internacionalização do ensino de graduação e pós-graduação da FPS.

São consideradas como atividades de Mobilidade Acadêmica Nacional ou Internacional aquelas de natureza acadêmica, científica, artística e/ou cultural, como cursos, estágios e pesquisas orientadas que visem à complementação e ao aprimoramento acadêmico de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos de IES.

O Regulamento do Núcleo de Mobilidade acadêmica da FPS estabelece as normas e procedimentos para a mobilidade acadêmica de docentes e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação e funcionários técnico-administrativos da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e tem por objetivo o aprimoramento acadêmico e/ou técnico através da realização de atividades Administrativas, de Ensino, Pesquisa e Extensão e à interação com outras culturas.

O Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica – NIMAC – é composto por: um coordenador e representantes: dos estudantes, do diretório acadêmico de cada curso, dos docentes de cada curso, das coordenações dos cursos de graduação; da coordenação da pós-graduação, dos funcionários técnico-administrativos.

Os convênios internacionais atuais e vigentes são com a Universidade de Miami, USA a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Portugal. A Universidade de Miami capta mais o interesse dos discentes durante o período do internato. A FPS tem também um acordo firmado com o Hospital Italiano de Buenos Aires e com a Universidade Francisco da Victória de Madri. Esses acordos visam promover a mobilidade e as trocas de saberes entre as Instituições.

A FPS também tem convênio com o International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) que propicia mobilidade internacional ativa e passiva de estudantes, em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

A Instituição é membro da Rede de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), sediada em Portugal, que tem o propósito de unir os países de língua portuguesa, através de acordos de mobilidade, promoção de eventos e da publicação de uma revista científica com circulação internacional (RevSALUS).

Em 2021 aderiu a grupo de Iniciativa Latinoamericana para la Internacionalización de la Educación Superior (INILATmov+) sob a responsabilidade da Universidade de Santo Tomás no Chile e comitê executivo LearnChile. A iniciativa é um projeto-piloto que visa, inicialmente promover mobilidade virtual entre 54 Instituições de Ensino Superior da América Latina.

A FPS participa de projeto da Escola de Altos Estudos da CAPES intitulado “Educação Interprofissional em Saúde: estratégias de ação e formação para prática colaborativa no SUS” que envolve parcerias de ensino e pesquisa com instituições de renome nacionais e internacionais na área temática; neste caso, em especial, com a Western University do Canadá e a Universidade de Londres.

Em relação ao estímulo para aprendizagem de línguas estrangeiras, A FPS disponibiliza e estimula o uso da Plataforma VOXY, que pode ser acessada por docentes, discentes e funcionários técnicos.  A metodologia comprovada da Voxy permite que seus alunos atinjam seus objetivos de forma mais eficiente, através de uma plataforma inovadora que pode ser configurada para atender às necessidades específicas de cada um. Além disto, na discussão de casos de cada módulo do curso de graduação, são incluídos pelo menos um caso em inglês.

COMPOSIÇÃO

Suênia França – Coordenadora

Representante dos estudantes do diretório acadêmico de cada curso:
Enfermagem – Lívia Maria da Silva
Farmácia – Lucas Lisboa Menino
Fisioterapia – Jéssica Silva Viana
Medicina - Iasmim Bezerra
Psicologia – Esther Calixto
Nutrição – Diego Rafael Farias da Silva

Representante da Coordenação de curso:

Enfermagem – Reneide Muniz da Silva
Farmácia – Ítala Morgânia Farias da Nóbrega
Fisioterapia – Juliany Vieira
Medicina – Patrícia Bezerra
Nutrição -  Paula Germano
Odontologia – Manoela Figueira
Psicologia – Thálita Menezes
Pós-Graduação - Leopoldo Barbosa

Representante dos Funcionários Técnico-Administrativos - Marcone Barros

PARCERIAS ATIVAS:

Voxy

Mais Informações: http://ava.fps.edu.br/landvoxy/

Programa de Intercâmbio FPS - University of Miami

A FPS e a University of Miami firmaram parceria que visa oferecer a oportunidade de seus estudantes realizarem intercâmbio e, com isso, aprimorar seus conhecimentos.

Como funciona? O intercâmbio é direcionado aos estudantes do 2º ano de internato do curso de medicina. Tem duração de 1 a 3 meses

Mais Informações: www.iwelcomemiami.com