Secretaria Acadêmica

Atualizado em :24/02/2016 07:34:52

A Secretaria Acadêmica da Faculdade Pernambucana de Saúde incorpora os Departamentos de Registro de Notas, Diploma, Estágio, Pós-graduação Lato-Sensu e Stricto Sensu, e Extensão, além de oferecer suporte aos docentes em suas atividades acadêmicas. Tem como principal objetivo acompanhar a vivência acadêmica dos estudantes durante o seu percurso nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão oferecendo um atendimento de qualidade, com agilidade e segurança mediante o cumprimento das rotinas e fluxos da instituição.
Responsável por resguardar e acompanhar o registro de dados acadêmicos, desde o ingresso dos estudantes na instituição durante o processo de matrícula até a etapa de conclusão do curso, incluindo a colação de grau e a expedição do diploma.
 

Secretaria Acadêmica
Atendimento das 9h às 16h, de segunda a sexta

Secretária Acadêmica - Daniela Moura
Secretária Adjunta – Milena Silvestre 

1. Atendimento aos estudantes
Os estudantes são atendidos no balcão de atendimento da Secretaria Acadêmica, onde é realizado o direcionamento de acordo com a necessidade de sua solicitação.

2. Atendimento aos docentes
A secretaria é responsável pelo suporte técnico que respalda o registro e acompanhamento de dados acadêmico-pedagógicos necessários ao tutor.

3. Solicitação de documentos acadêmicos
Para a expedição de documentos, o estudante deverá fazer a solicitação via requerimento. É importante que os estudantes fiquem atentos aos prazos e taxas estabelecidos para execução de cada serviço disponível na Secretaria.

4. Suporte na matrícula dos veteranos
Os colaboradores das Secretarias Acadêmicas, juntamente com TIC (tecnologia da informação) participam, a cada semestre, no processo para melhor atender os estudantes no período de matrícula pela web, auxiliando na orientação de possíveis dúvidas e problemas.

5. Registro e controle das atividades acadêmico-pedagógicas
A Secretaria  Acadêmica também têm como responsabilidade o controle, a verificação e o registro no Sistema Lyceum, assim como o arquivamento de documentos e dados relacionados com a vida acadêmica dos estudantes durante o seu período de curso na FPS.

6. Processo de ingresso – Matrícula
A Secretaria Acadêmica coordena os processos de matrícula formalizando o ingresso dos calouros na FPS. Todas as convocações e editais de matrícula dos diferentes processos de ingresso na instituição são divulgadas no site da FPS.

7. Processo de transferência externa e portadores de diploma
A Secretaria Acadêmica organiza, acompanha e coordena juntamente com as coordenações dos cursos de graduação, os processos seletivos de transferência externa e portadores de diploma, desde as inscrições até o momento da matrícula. 
A divulgação do edital de inscrições é realizada no site da FPS, a cada semestre, contendo informações sobre a documentação necessária, taxa de inscrição e demais orientações para esse processo.

8. Processo de registro e emissão de diploma e certificados
Na etapa de conclusão do curso, toda a documentação dos estudantes é verificada e preparada para o processo de registro de diploma que ocorre na UFPE.
É importante manter os dados pessoais atualizados para facilitar a comunicação com a Secretaria Acadêmica e evitar atraso na entrega do diploma.

9. Formatura / Colação de grau
A formatura/colação de grau é o ato oficial de conclusão do curso de graduação na instituição de ensino superior que ocorre após o cumprimento da carga horária exigida e aprovação do estudante em todos os módulos, estágios, trabalhos de conclusão de curso e atividades complementares exigidas pela sua legislação, além do cumprimento do ENADE, quando for o caso.